“(Re)Enamore-se pela Europa” passou por Torres Vedras

17.02.2014

Decorreu no passado dia 14 de fevereiro, no Auditório do Edifício dos Paços do Concelho, uma sessão de informação dedicada às Eleições Europeias de 2014 intitulada “(Re)Enamore-se pela Europa”.

Ana Umbelino, Vereadora da Cultura da Câmara Municipal, realizou a respetiva sessão de abertura. Os objetivos da sessão prenderam-se sobretudo com a necessidade de se perceber em que consiste a Europa e a União Europeia (UE) e o significado de ser europeu. Foi igualmente relevante compreender a forma como são tomadas as decisões dentro da UE e a forma como estas afetam os cidadãos europeus.

Na primeira parte da sessão, Isabel Meirelles, membro da Team Europa, iniciou a sua apresentação fazendo referência à importância dos direitos e deveres eleitorais dos cidadãos europeus. Para melhor compreender o funcionamento da UE, Isabel Meirelles também apresentou as instituições existentes, nomeadamente o Parlamento Europeu, a Comissão Europeia, o Tribunal de Justiça e o Provedor de Justiça Europeu.

Posteriormente, e com maior incidência sobre as Eleições Europeias de 2014, Isabel Meirelles falou da redução do número de eurodeputados no Parlamento Europeu sendo que Portugal passará a ser representado por 21 eurodeputados.

Na segunda parte da sessão, Marisa Matias, eurodeputada do Parlamento Europeu desde 2002 pelo Bloco de Esquerda, acabou por dar início ao debate. Segundo a eurodeputada, juntamente com o défice e a dívida, o desemprego é um dos grandes problemas presentes nos estados-membros da UE, já que cerca de 11% dos europeus se encontra no desemprego.

Nesta sessão de informação participaram também José Coutinho (do Centro de Informação Europe Direct Oeste), André Macedo (da Oeste CIM), Flávia Calçada (da Lusa), e Joaquim Ribeiro (do Jornal Badaladas).

Última atualização: 20.02.2014 - 15:43 horas