Rede Cultura 2027: o caminho para a Capital Europeia da Cultura faz-se de cooperação

12.01.2022

Logótipo da Rede Cultura 2027.

Torres Vedras integra a Rede Cultura 2027, um projeto pioneiro que promove a cooperação em torno da candidatura de Leiria a Capital Europeia da Cultura em 2027. Ao todo, 26 municípios integram esta rede, que reúne Leiria, o Oeste e o Médio Tejo sob o lema "Curar o comum".

A Câmara Municipal de Torres Vedras é um dos 99 agentes culturais do Concelho que integram a base de dados do território. Um trabalho de cooperação que se consubstancia numa agenda com 3.820 eventos que decorrem nos diversos concelhos envolvidos.

A candidatura de Leria a Capital Europeia da Cultura foi formalmente apresentada no passado mês de novembro, estando previsto que o anúncio das cidades candidatas pré-selecionadas ocorra até ao final do primeiro trimestre de 2022.

Foi em 2018 que Torres Vedras formalizou o seu apoio à candidatura de Leiria, tendo integrado a iniciativa em 2019. Desde então, o Concelho acolheu um dos encontros temáticos intitulados “Prelúdio de Ideias em 9 Andamentos”, subordinado ao tema “Políticas Culturais - Porque nos importa pensar”.

Também o ciclo “Congressos aos Sábados” da Rede Cultura 2027 passou por Torres Vedras, numa sessão sob o tema "Memória e Futuro: Linhas de Torres Vedras - uma constelação europeia" que decorreu em setembro de 2020.

Última atualização: 12.01.2022 - 14:15 horas