Quinzena de atividades dedicadas ao ambiente foi proporcionada no concelho

03.07.2017

Durante o mês de junho a Câmara Municipal comemorou mais uma vez o Dia Mundial do Ambiente com uma quinzena de atividades.

Dessas, saliente-se as conferências: da PPLSSA (Paisagem Protegida Local das Serras do Socorro e Archeira), realizada no Centro de Educação Ambiental, composta por uma mesa redonda subordinada ao tema “Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento” e dois momentos subordinados aos temas “Plano Estratégico de Turismo Sustentável para o Concelho de Torres Vedras” e “Estratégia Turismo 2027”, a que assistiram 121 pessoas; e a no âmbito da candidatura “Conhecer para Preservar | Rede Natura 2000”, no Dolce CampoReal, em que se divulgou esta iniciativa dos municípios de Torres Vedras e da Lourinhã, nomeadamente as suas ações e resultados, e em que ainda se abordou a temática da conservação da natureza e da biodiversidade com incidência nas áreas classificadas da Rede Natura 2000, em que estiveram presentes 128 pessoas.

De referir também da Quinzena do Ambiente deste ano a sessão sobre boas práticas agrícolas realizada no auditório do edifício da Câmara Municipal; a inauguração da 4.ª edição do projeto LandArt  – Arte na Paisagem 2017, no Centro Interpretativo da Paisagem Protegida Local das Serras do Socorro e Archeira, que conta com o envolvimento da Associação de Socorros do Turcifal e do Clube Sénior, a qual incluiu a realização de um workshop relacionado com a respetiva temática; a projeção do filme “Before the Flood”, no Centro de Educação Ambiental, que aborda a temática das alterações climáticas, a que assistiram 46 pessoas em duas sessões; e a sessão de abertura da época balnear, realizada no átrio do edifício da Câmara Municipal, onde foi instalada uma pequena praia.

Ainda integrado nesta quinzena, mas exclusivamente para a comunidade escolar, foram realizadas duas ações de limpeza de praia: a Costa Viva, na zona norte do concelho, em que participaram 255 alunos dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário (da EB 2,3 da Freiria, da Escola Básica Integrada Padre Francisco Soares, do Externato de Penafirme, da Escola de Serviços e Comércio do Oeste, da EB 2,3 do Maxial e da Escola Profissional Agrícola Fernando Barros Leal); e uma na Praia da Foz, que contou com a participação de 233 alunos (da EB1/JI de São Pedro da Cadeira e do Centro Educativo da Ponte de Rol).

Última atualização: 21.02.2019 - 18:26 horas