Quinta da Almiara

02.11.2017

A Quinta da Almiara é uma das duas empresas do grupo de raiz familiar Constantinos, a qual foi crescendo a par da outra empresa do mesmo, dedicada à produção de bacalhau.

Tendo as suas origens nos anos 80, foi em 2004 que se constituiu como sociedade anónima, embora a tradição de produção de vinho na família Constantinos seja já antiga.

A partir da Quinta da Almiara, a empresa foi alargando a sua área de exploração vitivinícola com a aquisição de mais terrenos na freguesia da Ventosa, os quais abrangem atualmente uma área de cerca de 160ha.

Depois de décadas a vender o vinho a granel, em 2016 passou a comercializá-lo engarrafado através de marcas próprias. De realçar os equipamentos utilizados na sua atividade, de última geração, sendo a mesma realizada de forma automatizada utilizando também sistemas informáticos de ponta.

Os vinhos da Quinta da Almiara são totalmente produzidos a partir de uvas próprias, de castas variadas (Touriga Nacional, Alicante Bouschet, Castelão, Merlot, Aragonez, Caladoc, Syrah e Fernão Pires), as quais dão origem anualmente a cerca de 2 milhões de litros de vinho, possuindo as instalações da empresa, que foram recentemente remodeladas e modernizadas, cubas em inox para armazenar 4 milhões de litros. De realçar a arquitetura modernista destas recentes instalações, concebidas pelo arquiteto Manuel Fernandes, também oriundo da freguesia da Ventosa. De referir que na construção das suas novas instalações, a Quinta da Almiara privilegiou a aquisição de materiais e equipamentos a empresas locais.

É, de resto, política desta empresa, não apenas privilegiar a aquisição de mão-de-obra local, mas também apoiar entidades e atividades do concelho, para além de acolher estagiários de escolas profissionais da região. Tem também marcado presença em eventos da respetiva área económica.

Os vinhos da Quinta da Almiara são em grande maioria comercializados no mercado nacional, não obstante estar a iniciar a exportação dos mesmos.

Embora recentes, as marcas desta empresa já foram distinguidas em concursos, nomeadamente no Portugal Wine Trophy e Asia Wine Trophy. Neste momento as que comercializa são: Almiara – Vinho de mesa (branco e tinto); Quinta da Almiara – Vinho Regional de Lisboa (branco e tinto); e Portas do Vale – Vinho Regional de Lisboa (tinto).

Aproveitando o seu excelente enquadramento paisagístico, as novas instalações da Quinta da Almiara estão também preparadas para acolher a realização de eventos num espaço concebido para o efeito, com cerca de 200 lugares, para além de também receberem visitas-guiadas.

Para um futuro próximo, a empresa equaciona avançar com projetos na área do enoturismo e do turismo de habitação.

Última atualização: 26.09.2019 - 15:27 horas