Projeto "Moinhos" prossegue

09.02.2018

O projeto Moinhos – formar para inovar, dinamizado pela Câmara Municipal, de forma a proporcionar estágios profissionais no estrangeiro a alunos do ensino profissional de estabelecimentos de ensino do concelho, tem prosseguido.

Nesse âmbito regressaram no final de dezembro 33 jovens, cujos  estágios profissionais se realizaram em nove países europeus, nomeadamente, em empresas, organismos públicos, autarquias, associações e instituições particulares de solidariedade social; em julho já tinham regressado outros 17 jovens. Este mês parte para mobilidade o último jovem desta terceira edição do projeto, cujo estágio profissional se realiza em Itália. Numa ótica de inclusão e igualdade de oportunidades, este jovem é natural do Brasil.

Recorde-se que entre 2014 e 2016, 80 jovens e quatro professores acompanhantes já tinham usufruído de estágios profissionais no âmbito do projeto Moinhos, o qual decorre do programa Erasmus+. 54 mobilidades foram aprovadas para a quarta edição do projeto, que conta com uma subvenção de fundos europeus de 280.042 euros. No âmbito da mesma realizaram-se de novembro a fevereiro três sessões informativas, destinadas a alunos, encarregados de educação e docentes, na escola Henriques Nogueira, na Escola de Serviços e Comércio do Oeste e no Edifício dos Paços do Concelho. As mobilidades iniciarão em abril, terminando em dezembro.

A Escola de Serviços e Comércio do Oeste, a Escola Profissional Agrícola Fernando Barros Leal, o Externato de Penafirme, a SEMINFOR, a Escola Secundária Henriques Nogueira e a Escola Secundária Madeira Torres são os estabelecimentos de ensino parceiros da Câmara Municipal no projeto. À Câmara Municipal cabe o papel de coordenação e gestão financeira do mesmo, cabendo aos parceiros a sua promoção.

De referir também que o projeto Moinhos – formar para inovar 2017 foi auditado pela Agência Nacional Erasmus+ no verão, tendo tido uma avaliação muito positiva.

Já em outubro, o Município foi convidado pela Agência Nacional Erasmus+ a apresentar o projeto Moinhos  como exemplo de boas práticas a nível nacional, na reunião geral de Monitorização Erasmus +, Ensino e Formação Profissional, destinada a todas as instituições em Portugal que obtiveram aprovação e financiamento para projetos no âmbito deste programa em 2018. Uma jovem da Escola Fernando Barros Leal, cujo estágio se realizou em França, deu na ocasião o seu testemunho.

Última atualização: 14.02.2019 - 16:48 horas