Projeto de maletas pedagógicas para seniores recebeu menção honrosa

16.12.2021

Fotografia do momento em que os nomeados subiram ao palco para receber os prémios.

O projeto “Aqui e acolá por onde andará?” recebeu uma menção honrosa no concurso de Boas Práticas de Envelhecimento Ativo e Saudável na Região Centro. A distinção, atribuída pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, foi anunciada no passado dia 7 de dezembro, no âmbito do 8.º Congresso Envelhecimento Ativo e Saudável, em Coimbra.

Concorrendo na categoria “Vida+”, esta foi uma das 10 boas práticas finalistas do concurso, que recebeu 145 candidaturas de 81 concelhos da Região Centro. O objetivo passa por reconhecer e divulgar projetos e iniciativas que promovem o envelhecimento ativo e saudável na região, numa edição que deu a conhecer forma inovadoras que surgiram no âmbito da atual pandemia.

Atenuar os efeitos negativos decorrentes do atual contexto junto da população idosa é, precisamente, o que se pretende com “Aqui e acolá por onde andará?” O projeto foi implementado pela Câmara Municipal de Torres Vedras em junho de 2020 e disponibiliza maletas pedagógicas às instituições particulares de solidariedade social do Concelho.

As oito maletas temáticas contêm sugestões de atividades relacionadas com temas como saberes populares, oficinas criativas, cinema, música e estimulações cognitivas e emocionais. Estes materiais educativos circulam por todo o Concelho, proporcionando aos seniores o contacto com novas áreas do conhecimento e diminuindo o seu isolamento físico e social.

Publicado: 16.12.2021 - 19:32 horas