Projeto de arquiteto torriense para as Termas dos Cucos distinguido com Menção Honrosa

12.07.2022

Fotografia do projeto

O projeto de arquitetura “Da viagem ao Lugar _ Termas Vale dos Cucos”, do arquiteto torriense Rui Silvestre, recebeu uma Menção Honrosa no Archiprix Portugal 2022 – Prémio Nacional para o Ensino de Arquitetura, Urbanismo e Arquitetura Paisagista. A cerimónia de entrega de prémios decorreu no dia 9 de julho, em Porto Brandão, Almada.

O projeto, realizado no âmbito da tese de Mestrado em Arquitetura pela Universidade de Évora, propõe a reabilitação das termas, preservando o máximo possível os seus programas originais e o edificado existente. Paralelamente, são propostas duas novas instalações de banhos (balneário para banhos comuns e balneário para aplicação de lamas), respondendo às necessidades atuais dos serviços termais.

Segundo o jovem arquiteto, “o passado das Termas do Vale dos Cucos integra a memória coletiva torriense, e a necessidade de preservação e valorização, motivam a relevância desta proposta”. Rui Silvestre esclarece que o “projeto proposto procura devolver ao local a ligação humana, a continuidade histórica pela interpretação do passado com o presente, em equilíbrio com a atualidade em novas práticas termais de saúde e bem-estar, fazendo uma ponte entre o passado e um possível futuro.”

O Archiprix Portugal distingue anualmente os melhores trabalhos de fim de curso de mestrado apresentados nas áreas de Arquitetura, Urbanismo e Arquitetura Paisagista. Trata-se de um prémio de temática livre, puramente institucional e académico que dá visibilidade à diversidade e qualidade académica da mais jovem geração de arquitetos.

Última atualização: 12.07.2022 - 17:48 horas