Projeto “Conhecer o que Como” proporcionou almoço diferente na EB de Penafirme

29.03.2019

Fotografia das alunos a almoçarem

No âmbito do projeto-piloto “Conhecer o que Como”, os alunos do primeiro ano da Escola Básica de Póvoa de Penafirme despediram-se do inverno com um almoço diferente, no qual foram privilegiados produtos da época.

Este projeto, da Aliança Contra a Fome e Má-nutrição Portugal - ACFMNP, com o apoio da Câmara Municipal de Torres Vedras, visa sensibilizar e estimular o gosto dos mais novos pelas dietas tradicionais, equilibradas e adaptadas à produção e condições locais.

Ao longo da manhã, os alunos desenvolveram várias atividades e tarefas relacionadas com a refeição, nomeadamente descrever as características, o aspeto, o cheiro e o sabor dos alimentos, dividir silabicamente os nomes dos mesmos e construir frases. Foi também exibido um vídeo sobre a sazonalidade de frutas e hortícolas e os ciclos de produção.

Seguiu-se o almoço que foi composto por creme de abóbora, cozido à portuguesa, numa versão simplificada e apropriada para crianças e, como sobremesa, tangerinas, uma das frutas da época. Os alunos registaram depois os seus gostos e preferências relativamente à refeição.

Foram ainda distribuídos folhetos informativos, dirigido aos pais, com a descrição da ementa, as receitas usadas e os objetivos do projeto.

Até ao final do ano letivo, vai ser promovido um terceiro almoço nas quatro escolas do Concelho que participam no projeto – Escolas Básicas de Runa, Conquinha e Outeiro da Cabeça -, desta vez com uma ementa dedicada aos produtos da primavera.

Última atualização: 29.03.2019 - 11:15 horas