Projecto “Idosos Saudáveis e Activos” prossegue

10.10.2007

O Programa “Idosos Saudáveis e Activos” prossegue em 2007/08 com novidades.

Recorde-se que este Projecto abrange duas vertentes: a do Património e a da Segurança Rodoviária.

A primeira, implementada há dois anos, constitui-se como uma experiência-piloto a nível nacional, e consiste na abertura ao público de Igrejas existentes na Cidade de Torres Vedras e, desde o corrente mês, também no Turcifal, que se encontravam normalmente encerradas, sendo o seu funcionamento assegurado por pessoas reformadas ou com mais de 55 anos, residentes no concelho.

De referir que, de Agosto de 2006 a Julho de 2007, contabilizaram-se 57919 visitas aos Monumentos abrangidos por este Programa, tendo a Igreja de S. Pedro sido a mais procurada, seguida da Igreja da Misericórdia, da Igreja da Graça e da Igreja de Santa Maria do Castelo.

A vertente de Segurança Rodoviária do Programa “Idosos Saudáveis e Activos” começou a ser implementada no ano lectivo 2003/04, e contempla a colocação de pessoas igualmente reformadas ou com mais de 55 anos, residentes no concelho, devidamente identificadas e preparadas, junto das passadeiras próximas das escolas do 1.º Ciclo de Torres Vedras, da Freiria, dos Campelos, das Palhagueiras e, este ano lectivo, do Sarge, com o objectivo de garantir o atravessamento dos alunos em segurança, nos períodos de maior fluxo de peões.

São parceiros da Câmara Municipal, neste Projecto, a Polícia de Segurança Pública, a Guarda Nacional Republicana, as respectivas Juntas de Freguesia e Paróquias, a Santa Casa da Misericórdia de Torres Vedras e a Associação de Reformados do Concelho de Torres Vedras, sendo, ainda, de referir, a colaboração das Escolas envolvidas.
Publicado: 22.04.2013 - 18:14 horas