Programas “Aldeia Segura” e “Pessoas Seguras” implementados em Torres Vedras

17.07.2019

Fotografia da sessão de apresentação com mebors da proteção civil, presidentes das juntas de freguesia e o presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras

Os programas “Aldeia Segura” e “Pessoas Seguras” estão a ser implementados em 12 aldeias do concelho de Torres Vedras. O objetivo destes programas é prevenir e mitigar os efeitos dos incêndios rurais, por via de campanhas de sensibilização para a prevenção de comportamentos de risco, divulgação de medidas de autoproteção, elaboração de planos de evacuação e realização de simulacros.

No Concelho estes programas vão ser executados em aglomerados populacionais das freguesias identificadas como tendo maior risco de incêndio: União das Freguesias de Campelos e Outeiro da Cabeça, União das Freguesia de Maxial e Monte Redondo e Freguesia do Ramalhal. Ereira, Folgarosa, Ermegeira, Aldeia Grande, Maxial, Ramalhal, Abrunheira, Vila Facaia, Casais Larana, Ameal, Outeiro da Cabeça e Olho Polido, são as povoações que contam com locais de refúgio e oficiais de segurança local.

Os oficiais de segurança local tem como missão transmitir avisos à população, organizar a evacuação das localidades em caso de necessidade e promover ações de sensibilização junto da população.

A apresentação destes programas decorreu no passado dia 12 de julho, na Junta de Freguesia da União das Freguesias de Maxial e Monte Redondo. Na ocasião, foram apresentados os oficiais e adjuntos de oficiais de segurança local de cada uma das localidades, que receberam um kit com vários objetos úteis em caso de incêndio.

Estes programas são promovidos pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil e visam incentivar a consciência coletiva de que a proteção é uma responsabilidade de todos.

Última atualização: 23.09.2019 - 09:00 horas