Programa de Sustentabilidade na Alimentação Escolar do Município foi distinguido

19.10.2016

A Câmara Municipal foi distinguida mais uma vez no âmbito do evento Food & Nutrition Awards.

Este ano recebeu uma menção honrosa na categoria “Sustentabilidade Alimentar” do mesmo devido à implementação do Programa de Sustentabilidade na Alimentação Escolar.

As distinções da iniciativa foram entregues no dia 13 de outubro, na Feira Internacional de Lisboa.

Recorde-se que são objetivos do evento: premiar e reconhecer boas práticas em projetos, implementados em Portugal, que promovam o desenvolvimento sustentável, como complemento ao movimento de sensibilização para as temáticas da sustentabilidade, alertando e consciencializando a sociedade civil para a importância do equilíbrio ambiental, económico e social; dar visibilidade às entidades que identificaram uma oportunidade no apoio e promoção da sustentabilidade e que atuaram positivamente na construção do desenvolvimento sustentável; envolver os jovens, tanto a nível individual como a nível associativo, condicionando os seus comportamentos e atitudes, de forma a adotarem práticas sustentáveis; e reforçar a sustentabilidade com vista a uma repercussão positiva no comportamento dos cidadãos e decisores em geral, fazendo da inovação e eficácia um caminho para a sustentabilidade.

De referir que aquele programa municipal, relativo ao fornecimento de refeições escolares, assenta em quatro eixos de ação: produção, aquisição, confeção e consumo.

O primeiro passa pela obtenção de alimentos a partir de hortas comunitárias (no âmbito de um programa que visa contribuir para a sustentabilidade ambiental, combater a pobreza e facilitar o acesso à terra por parte de potenciais agricultores) e de hortas pedagógicas instaladas em escolas (que proporcionam aos alunos um contacto direto com os produtos hortícolas).

O segundo eixo relaciona-se com a sustentabilidade das compras públicas, mais concretamente com a aquisição de produtos a empresas do concelho, contribuindo-se assim para a redução da pegada ecológica inerente ao transporte e para a viabilidade das pequenas e médias empresas locais.

O terceiro eixo relaciona-se com a rede de instituições particulares de solidariedade social locais criada pela Câmara Municipal para operacionalizar o serviço de refeições escolares municipal, uma opção que também representa um apoio à economia local, bem como ao associativismo.

O quarto eixo do Programa de Sustentabilidade na Alimentação Escolar da Câmara Municipal prende-se com um conjunto de programas existentes direcionados para as crianças das escolas do concelho geridas por esta entidade, com os quais se procura fomentar os bons hábitos alimentares e a saúde: Escola Ativa (combate à obesidade infantil por meio da promoção de hábitos alimentares corretos e aumento da atividade física); Heróis da Fruta e Lanches Escolares Saudáveis (promoção do consumo de fruta nos lanches escolares); Regime de Fruta Escolar (distribuição gratuita de fruta junto dos alunos do 1.º ciclo do ensino básico); e Almoça comigo nos meus anos (convite aos pais para acompanharem os seus filhos no almoço escolar no dia do seu aniversário).

De referir também que o Programa de Sustentabilidade na Alimentação Escolar permitiu estimular produtores locais a adaptar-se à produção sustentada, respondendo às exigências nas áreas da segurança alimentar e nutrição.

Relacionado igualmente com o Programa + Saúde: Hábitos e Estilos de Vida Saudáveis, o Programa de Sustentabilidade na Alimentação Escolar tem ainda a mais-valia de combater comportamentos desviantes e promover estilos de vida saudáveis, aliado à criação de noções de sustentabilidade ambiental.

Por meio deste último programa também os respetivos fornecedores passaram a adotar novas metodologias de conservação, transporte e embalamento.

Também de referir que relacionado com este está o projeto Alimento do Mês, o qual permite o fomento da diversidade alimentar nas escolas geridas pela Câmara Municipal, com, por exemplo, a promoção das leguminosas.

Mais informação sobre o Programa de Sustentabilidade na Alimentação Escolar pode ser consultada neste site

Última atualização: 29.10.2019 - 15:08 horas