Profissionais de atendimento participaram em formação sobre “Diálogo Intercultural”

29.09.2022

No âmbito da implementação do 5.º Plano Municipal para a Integração de Migrantes de Torres Vedras (2020-2022), o que acontece na sequência de uma candidatura efetuada ao Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração (FAMI), o Município tem vindo a desenvolver um conjunto de iniciativas que visam contribuir para uma adequada gestão dos fluxos migratórios locais, providenciando respostas, articuladas com as políticas e práticas nacionais, às necessidades de acolhimento e integração das comunidades migrantes residentes no Concelho.

De entre as ações definidas no referido documento, saliente-se as de aprendizagem da língua portuguesa, de promoção do empreendedorismo, de participação em atividades artísticas e culturais, de sensibilização/informação em contexto escolar e as no domínio da inclusão social.

Enquadrado neste último tipo de ações, nos passados dias 19 e 21 de setembro, foram realizadas, em formato online, duas ações de formação e sensibilização, com a temática “Diálogo Intercultural”. Promovidas pelo Alto Comissariado para as Migrações (ACM, IP), essas ações pretenderam desenvolver uma gestão positiva e enriquecedora da diversidade cultural, através do diálogo, fomentando a interculturalidade num quadro de desenvolvimento e respeito mútuo. Estas sessões destinaram-se à participação de profissionais de atendimento geral do Município, dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento, de juntas de freguesia do Concelho e de outras entidades que, direta ou indiretamente, estão ligados às questões de atendimento e acolhimento de migrantes. Estas ações contaram com um total de 30 inscritos.

De referir ainda que as ações que integram o Plano Municipal para a Integração de Migrantes de Torres Vedras são financiadas em 75% pelo FAMI e em 25% pelo Município.

Última atualização: 30.09.2022 - 12:15 horas