Professores de Torres Vedras fazem balanço da “Missão Educar”

19.04.2018

Professores de Torres Vedras fazem balanço da “Missão Educar”

A disseminação final do projeto “Missão Educar – Professores em Ação na Europa” junto da comunidade educativa torriense decorreu no Teatro-Cine de Torres Vedras esta quarta-feira. Cerca de 230 docentes e técnicos da área da Educação dos agrupamentos de escolas São Gonçalo, Henriques Nogueira, Madeira Torres e Padre Vítor Melícias reuniram-se para ouvir as experiências dos professores que fizeram parte de processos de mobilidade de pessoal educativo de ensino escolar, no âmbito do programa “Erasmus +”.

“A formação de professores, para nós, foi sempre algo muito importante. Nomeadamente, a formação para aquilo que são as metodologias e a inovação educacional” destacou Laura Rodrigues, vereadora da Educação e vice-presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, entidade que coordena o consórcio deste projeto.

Ao longo da tarde foram expostas as experiências dos profissionais que integraram o projeto: 17 mobilidades que se dividem em sete cursos estruturados e 10 atividades de job shadowing (acompanhamento de profissionais de outra instituição durante um período temporal limitado) com diversas temáticas, que decorrem desde junho do ano passado e se prolongam até ao final de maio próximo.

“Não é possível alterar este sistema sem pedir ao educando para se movimentar. Temos todos de contribuir e sentirmo-nos protagonistas dessa mudança” explicou Artur Santos, um dos três elementos do Agrupamento de Escolas Padre Vítor Melícias que participaram no projeto “Horizonte 2020 – Jesuïtes Educació”, em Barcelona, Espanha.

Às apresentações dos grupos que integraram as diversas mobilidades seguiram-se as dúvidas e opiniões de quem assistia, criando espaço para a reflexão sobre os desafios que se colocam ao sistema educativo nos dias de hoje.

Com um orçamento que ultrapassa os 26 mil euros, o projeto “Missão Educar – Professores em Ação na Europa” pretende criar condições que permitam a melhoria da educação no território, capacitando os seus protagonistas, aprofundando a sua integração e coordenação territorial e introduzindo uma dimensão internacional na sua abordagem educativa.

Publicado: 19.04.2018 - 18:10 horas