"Pro Santa Cruz" está prestes a arrancar

24.04.2017

Pelo segundo ano consecutivo Santa Cruz recebe uma prova da WSL (World Surf League), do segundo circuito de surf mais importante a nível mundial (WQS), a partir do qual são apurados os atletas para o principal (WCT).

Depois da etapa de 2016, a de este ano de Santa Cruz teve um upgrade de 1000 para 3000 pontos, o que é único no "velho continente", fazendo dela paragem obrigatória para os principais surfistas europeus e para todos aqueles que procuram ganhar pontos e ranking neste circuito mundial de qualificação.

Na conferência de imprensa do Pro Santa Cruz, realizada hoje, dia 24 de abril, no restaurante Noah, o presidente da Câmara Municipal referiu que a realização desta prova relaciona-se com a política da entidade que dirige de tornar o concelho um território cada vez mais sustentável. Carlos Bernardes recordou também a realização de há vários anos a esta parte do Santa Cruz Ocean Spirit, sendo que a prova apresentada se enquadra no esforço da Câmara Municipal em dinamizar turisticamente a referida estância balnear fora da época alta.

Francisco Spínola, representante da WSL em Portugal, recordou a localização estratégica de Santa Cruz, que se situa na melhor da Europa para a prática de surf.

Presentes nesta conferência de imprensa estiveram também o sufista local Tiago Silva, a quem foi atribuído um wild card para participar no Pro Santa Cruz; Frederico Morais, o único surfista nacional atualmente presente no principal circuito mundial de surf, que se deslocou propositadamente a Santa Cruz para participar na prova; e Tiago Pires, o mais consagrado surfista português, que realçou a importância da continuidade de uma prova da WSL em Santa Cruz.

Com várias dezenas dos melhores surfistas da WSL, o Pro Santa Cruz prevê-se uma prova de grande competitividade. Cerca de 140 surfistas estão inscritos na mesma, sendo de destacar as presenças do norte-americano Kanoa Igarashi, do francês Joan Duru, do espanhol Aritz Aranburu, do francês Jorgann Couzinet e do brasileiro Yago Dora.

O início do Pro Santa Cruz está previsto para amanhã, dia 25 de abril, mas depende das condições do mar. Decorrerá até 30 de abril.

Este evento tem o apoio da Câmara Municipal, Turismo de Portugal, Turismo do Centro, Noah Surf House Portugal, MEO, Hertz, EDP Distribuição, Douro Azul e Dolce Campo Real.

Última atualização: 12.03.2019 - 14:42 horas