Pro Santa Cruz 2018 presented by Oakley começa amanhã

23.04.2018

A conferência de imprensa de apresentação do Pro Santa Cruz presented by Oakley decorreu hoje, na praia da Física, em Santa Cruz.

Presentes estiveram Carlos Bernardes, presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras; Francisco Spínola, General Manager da WLS Europe; e os surfistas Frederico Morais, Tiago Pires, Kanoa Igarashi e Miguel Blanco.

A prova, atualmente de categoria 3000 do circuito mundial de qualificação (QS) da World Surf League (WSL), realizou-se pela primeira vez em 2016, ainda como QS1000, e tem vindo a crescer ao longo das edições, contando, este ano, com 160 surfistas inscritos. Um evento que, para o presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, é "fundamental para afirmar Santa Cruz enquanto destino turístico de desportos de natureza, onde o surf se enquadra".

E é já amanhã que soa a buzina para o arranque do Pro Santa Cruz 2018 presented by Oakley, com um período de espera até domingo, dia 29 de abril, e um alinhamento de competição promissor.

10 surfistas que estão, ou já estiveram, no circuito mundial (Championship Tour), lideram os inscritos, numa lista encabeçada por Frederico Morais. O português sabe já que irá competir no oitavo heat da terceira ronda, onde está também um dos wildcards da organização, o jovem português Afonso Antunes, local da região e um dos principais talentos do surf europeu.
“Depois de três longos meses na Austrália, é ótimo voltar a casa e poder competir aqui em Santa Cruz. Competi aqui no ano passado e fui feliz, tendo alcançado o 3.º lugar, que é um bom resultado. Mesmo sendo uma prova 3000, temos aqui três surfistas do World Tour, os tops do ranking do QS, ou seja, vai ser uma prova renhida, com muito surf e é isso que eu procuro. Manter o meu ritmo e preparar-me para a próxima etapa do CT, no Brasil”, referiu Frederico Morais.

Para além de Morais e Antunes, destaque para Tiago Pires, surfista que fez parte do circuito mundial e que, em Santa Cruz, volta a vestir a licra de competição, depois de se ter retirado das provas internacionais em 2015. “Esta é uma prova muito importante para dar espaço a que os novos talentos comecem a brilhar, sobretudo os portugueses. Eu venho no sentido de dar o meu apoio a este campeonato porque reconheço a importância que tem para nós, portugueses, e para todos aqueles que procuram chegar ao CT. Depois, sou um frequentador habitual destas praias e quero apoiar este projeto. Gosto muito de Santa Cruz, cresci a surfar nestas praias. Sei a qualidade que têm e sei também a vontade local que existe em tornar Santa Cruz num destino apetecível para o mundo inteiro”, explicou Tiago Pires.

Também merecedor de destaque é Miguel Blanco. Já esta temporada, numa prova de categoria similar, o surfista de Cascais conquistou a 5.ª posição, tendo subido bastantes lugares no ranking do QS, onde ocupa agora o 52.º lugar. “O meu objetivo é tentar aproveitar este momento de forma e chegar aqui a Santa Cruz para dar o meu melhor e alcançar um bom resultado. Obrigado pelo wildcard. Tenho a certeza que será uma grande semana aqui em Santa Cruz. As praias estão com bons fundos e os surfistas têm estado a surfar muito bem. Desejo um bom campeonato para todos”, salientou Miguel Blanco.

São, então, 21 os surfistas portugueses já confirmados no Pro Santa Cruz 2018 presented by Oakley. Para além de Afonso Antunes e Miguel Blanco, competem com wildcards os surfistas de origem francesa Kauli Vaast e Adrien Toyon, para além do surfista local Robertson Gonçalves.

A primeira chamada do Pro Santa Cruz 2018 presented by Oakley, decorrerá amanhã, terça-feira, dia 24 de abril, às 07h00.

O Pro Santa Cruz  presented by Oakley tem o apoio da Câmara Municipal de Torres Vedras; Turismo de Portugal; Turismo do Centro; Oakley; MEO; Hertz e Ô Hotel Golf Mar.

Última atualização: 12.02.2019 - 16:30 horas