Primeiro ano do "Torres INOV-E" foi assinalado com semana de atividades

25.03.2015

Ideias simples mas criativas podem dar origem a excelentes iniciativas e negócios.

Tal foi demonstrado (a contra relógio…) no Ignite Torres Vedras, que teve lugar no dia 19 de março, no Edifício Transforma, sob o mote “Adeus Inverno... Olá Ideias!".

Na ocasião foram apresentados os projetos:” DAR Um projeto de amor” (por um conjunto de voluntárias), “Bang Awards - Festival Internacional de Cinema de Animação” (por Cátia Bárbara Candeias), “Peixe Cozido ou a Dura Realidade?” (por Sérgio Rito), "Fait Divers - Uma história deliciosa...” (por Ana Duarte), “Projeto 'Horta Viva'” (por Margarida Baptista), “From Kibera With Love” (por Marta Baeta), “Conservas a Oeste” (por Paula Sarreira), “Torres Toastmasters, porquê?” (por Armando Fernandes), “Quem tem um Belivro tem tudo!” (por Andresa Salgueiro), “O doce amargo açúcar” (por Paula Perdigão), “Medo! Medo de quê?” (por Joaquim Pinto) e “Torres Vedras Smart City!?” (por Carlos Bernardes).

Esta ação marcou a abertura da segunda Semana Torres Inov-E que decorreu entre os dias 16 e 21 de março.

Do programa da iniciativa fez ainda parte uma Mesa Redonda sobre “Financiamentos” no Edifício dos Paços do Concelho e um Workshop sobre “Inovação” nas instalações do Académico de Torres Vedras,  para além de atividades em escolas do concelho (Externato de Penafirme, Escola de Serviços e Comércio do Oeste, Escola Secundária Madeira Torres e Escola Secundária Henriques Nogueira), que envolveram cerca de 120 alunos, os quais tiveram oportunidade de escutar experiências de empreendedores, nomeadamente Roberto Coelho (do Mais Fitness), Carolina Pereira (do projeto My Destiny) e Rute Bernardes (do Colégio Quinta do Mar).

De referir que no decorrer daquela segunda iniciativa foi assinado um protocolo com o IAPMEI - Agência para a Competitividade e Inovação por meio do qual o Ministério da Economia reconheceu ao Torres INOV-E a distinção +E+I, o que permitiu ao mesmo a obtenção do “selo +e+i” (selo de reconhecimento a iniciativas de apoio ao empreendedorismo, desenvolvidas por empresas, entidades de I&D, universidades e outras entidades públicas e privadas). Nesse âmbito o Torres INOV-E passa a fazer parte de uma lista de entidades já reconhecidas pelo IAPMEI e a divulgar o referido selo nas suas comunicações, ao passo que o programa +E+I assumiu a responsabilidade de divulgar o Torres INOV-E.

Recorde-se que o TORRES INOV-E, criado há um ano pela Associação Estufa – Plataforma Cultural e pela Câmara Municipal, é um programa destinado ao centro histórico de Torres Vedras, orientado para o acolhimento de propostas de negócios assentes em ideias novas, diferenciadoras e capazes de reinventar negócios já existentes.

Mais informações sobre este programa podem ser obtidas no respetivo site.

Refira-se ainda que no âmbito deste programa tem vindo a ser dinamizado o ciclo de conferências 9 é dia de INOV-E, tendo a mais recente sido apresentada por Pedro Vieira (CEO e Master Trainer LIFE Training) que falou sobre "Inspiração para uma vida mágica”.

Última atualização: 21.04.2020 - 15:52 horas