Prémio nacional distingue intervenção de requalificação no Parque do Choupal

21.12.2016

O Município de Torres Vedras foi ontem distinguido com o Prémio Nuno Teotónio Pereira, atribuído pelo Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana I.P (IHRU), na categoria “Reabilitação ou Requalificação de Espaço Público”, relativo ao Parque do Choupal - Projeto de intervenção Polis na Cidade de Torres Vedras: Requalificação urbana e ambiental do Choupal e Ermida, Margens do Rio Sizandro entre pontes e Pátio Alfazema (atual Praça Dr. Alberto Avelino).

Atribuído desde 2008, o Prémio IHRU, que este ano assumiu a designação Prémio Nuno Teotónio Pereira como forma de homenagem ao arquiteto, é o mais antigo a nível nacional na área do imobiliário, distinguindo as melhores intervenções ao nível da reabilitação urbana. Premeia, assim, ações de reabilitação urbana exemplares e distingue os resultados reveladores do domínio técnico que conduz ao exercício de boas práticas.

Neste sentido, decidiu o Júri, presidido pelo Arquiteto Carrilho da Graça, distinguir o Parque do Choupal de Torres Vedras, pela intervenção Polis na Cidade de Torres Vedras que passou pela requalificação urbana e ambiental do Choupal e Ermida, Margens do Rio Sizandro entre pontes e Pátio Alfazema (atual Praça Dr. Alberto Avelino).

A valorização paisagística de toda a área, a ligação criada entre as margens do rio Sizandro através de duas pontes que permitem a circulação pedonal e ciclável, associada à valorização deste troço da linha de água e a reconversão de uma zona urbana degradada foram os pilares desta obra.
Este afigura-se como um parque contemporâneo assente nos fundamentos da sustentabilidade, onde se integram harmoniosamente os edifícios existentes  (Ermida e antigo Posto de Turismo) com os novos equipamentos (cafetaria, Atelier dos Brinquedos, equipamento infantil e parque de merendas). A área de intervenção do Parque do Choupal assume-se pela sua importância histórica num local emblemático da memória da cidade.
Pretendeu-se com esta obra devolver o espaço à população, integrar a estrutura verde urbana, valorizar a linha de água, reconverter as margens e permitir o acesso à natureza, procurando dar resposta às atuais exigências sociais.
Com 86750 m2, o novo Parque do Choupal permitiu a aproximação do centro histórico à zona norte da cidade, criando uma nova dinâmica social e promovendo a circulação pedonal.
A requalificação desta área privilegiou o valor paisagístico e ambiental, e
beneficiou da frente naturalizada deste troço do Rio Sizandro. Por outro lado, a reabilitação urbana de uma área que se encontrava degradada veio revitalizar e trazer uma nova coerência ao tecido urbano, funcionando como um eixo estruturante de ligação entre a zona norte e o centro histórico da cidade.
O Parque do Choupal promoveu o acesso à natureza e a alteração de hábitos da população, com impacto na redução do índice de sedentariedade e incremento na sociabilidade.”

A Requalificação do Parque do Choupal foi uma obra promovida pela Câmara Municipal de Torres Vedras, executada por Oliveiras S.A e que contou com a coordenação técnica do Arquiteto João Ferreira Antunes.

Segundo o presidente do IHRU, Vítor Reis, verificou-se, nesta edição, um aumento significativo de participantes, num total de 52 candidaturas. Na Categoria “Reabilitação ou requalificação de espaço público”, categoria em que se distinguiu o Município de Torres Vedras, foram à apreciação do Júri seis projetos.

Última atualização: 04.10.2019 - 16:52 horas