Prémio Bienal de Arquitetura: Há 20 anos a revelar boas práticas de Arquitetura

19.12.2016

Decorreu no passado dia 16 de dezembro, no Edifício Multisserviços da Câmara Municipal de Torres Vedras, a Cerimónia de Entrega de Prémios da Bienal de Arquitetura 2014/2015.

Criado há 20 anos, este prémio municipal visa distinguir obras de reabilitação de edifícios existentes e novos edifícios, revestindo-se de elevado valor simbólico e de importância para a valorização e preservação do património construído.
De acordo com o vereador responsável pela Gestão Urbanística da autarquia torriense, Arq. Bruno Ferreira, a quem coube a abertura da cerimónia, “este Prémio permite, de igual forma, uma consciencialização da arquitetura produzida no nosso concelho, identificando tendências e revelando boas práticas no exercício da Arquitetura”.
Antes da atribuição das distinções, teve ainda lugar a apresentação do livro “Geometria Artística – Simbólica, Sagrada, Poética”, da autoria do Arq. Jorge Pombo que se deteve na explicação da geometria da Capela de S. Vicente (existente no Forte com o mesmo nome).

No que aos prémios diz respeito, os 13 projetos selecionados foram integrados em duas categorias, nomeadamente: “Edificação Nova”, onde se incluem obras relativas a edifícios de habitação coletiva ou edifícios de habitação unifamiliar; e “Intervenções em Edifícios Existentes”, que inclui as obras de restauro, remodelação ou reabilitação de imóvel existente. Importa realçar que a seleção dos projetos foi realizada pela análise e triagem dos projetos correspondentes aos anos 2014/2015, após a emissão das licenças de utilização, seguida de visita aos locais de intervenção e verificação da validade dos requisitos.
O Júri desta edição, composto pelo Arq. Bruno Ferreira (Câmara Municipal de Torres Vedras, por delegação do Sr. Presidente), Arq. Filipe Rodrigues (Ordem dos Arquitetos), Prof. Luís Filipe Rodrigues (Ass. De Defesa e Divulgação do Património Cultural de Torres Vedras) e pelo Arq. Jorge Martins (Câmara Municipal de Torres Vedras), decidiu atribuir as seguintes distinções:

- Na categoria “Edificação Nova”:

• Menção Honrosa à habitação unifamiliar localizada na Quinta do Fez (Turcifal)
    Requerente: Inês Vaz Pinto Branco
    Autor do Projeto: Arq. Augusto Manuel Rolo Tavares
  • Menção Honrosa à habitação unifamiliar localizada na Mugideira (Turcifal)
    Requerente: José Florêncio Neves Firmo
    Autor do Projeto: Arq. Nuno Valentim

- Na categoria “Restauro, Remodelação ou Reabilitação de Imóvel Existente”:

• Prémio ao Equipamento Cultural localizado no Largo de Santo António (Torres Vedras)
    Requerente: Transforma, Associação Cultural
    Autor do Projeto: Arq. Diogo Burnay
  • Prémio à moradia localizada em Santa Cruz
    Requerente: António Ferreira dos Anjos
    Autor do Projeto: Arq. Jorge Bonifácio

Esta noite de homenagem à Arquitetura terminou com a inauguração da exposição dos projetos selecionados para esta Bienal de Arquitetura 2014/2015 da Câmara Municipal de Torres Vedras e que poderá ser visitada, no Átrio do Edifício Multisserviços da Câmara até ao dia 14 de janeiro.

Última atualização: 28.12.2016 - 17:16 horas