Praça 25 de Abril vai passar a ter acessibilidade inclusiva

21.02.2019

A Praça 25 de Abril, situada no “coração” de Torres Vedras, vai ser intervencionada a breve prazo ao nível das suas acessibilidades para que se torne inclusiva.

A apresentação do anteprojeto do Município para esse efeito aconteceu ontem, dia 20 de fevereiro, no Edifício dos Paços do Concelho.

Na ocasião o presidente da Câmara Municipal explicou que a intervenção decorre do PEDU (Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano) de Torres Vedras e do PAMUS (Plano de Ação de Mobilidade Urbana Sustentável) da região Oeste, tendo o projeto sido elaborado recentemente devido ao aparecimento de uma “janela financeira” para a concretização do mesmo no âmbito do Portugal 2020. Carlos Bernardes recordou que tem sido levado a cabo um conjunto de intervenções nos edifícios públicos em termos de acessibilidades, sendo que a intervenção a executar na Praça 25 de Abril terá um caráter “minimalista”.

De seguida o arquiteto Tiago Baptista realizou uma apresentação do anteprojeto, o que foi antecedido de uma abordagem à evolução histórica da Praça 25 de Abril e de uma identificação dos obstáculos à mobilidade existentes no local.

Da proposta de intervenção do Município para a Praça 25 de Abril consta ações como alterações da circulação viária na respetiva zona, aumento da largura de passeios, introdução de zonas de pavimento liso e contínuo, criação de plataforma única, reformulação do estacionamento com criação de lugares para indivíduos com mobilidade condicionada, introdução de uma paragem para autocarros com abrigo de passageiros, eliminação das instalações sanitárias existentes e melhoria das acessibilidades no interior do Jardim da Graça.

A sessão terminou com intervenções de participantes, a partir das quais foram fornecidos contributos para o referido anteprojeto.

De referir que a respetiva candidatura tem de ser apresentada até ao dia 28 de fevereiro, seguindo-se uma fase de projeto de execução que incorporará os contributos recolhidos.

Última atualização: 05.04.2019 - 16:17 horas