Poesia “passeou” por Torres Vedras anunciando a Primavera

24.03.2015

Árvores em flor, o regresso do canto dos pássaros, dias em crescendo, ar mais leve e…poesia!

Foi assim que a primavera chegou mais uma vez a Torres Vedras.

E como já é hábito, a Câmara Municipal associou-se à comemoração do Dia Mundial da Poesia com um conjunto de ações, que decorreram entre os dias 19 e 21 de março, as quais deram um inevitável ainda maior lirismo à entrada daquela estação na cidade.

Uma dessas foi uma tertúlia livre de poesia realizada no Quebra Costas Bar, na qual vários “amantes” deste género literário aproveitaram para, de uma forma livre e espontânea, dar a conhecer os seus dotes poéticos ou declamar poemas de autores da sua preferência.

Para além desta ação, a comemoração municipal do Dia Mundial da Poesia incluiu ainda o espetáculo poético de longo espetro “adVERSUS”, no Teatro-Cine, em que o género literário em causa - por meio de textos de autores como Almada Negreiros, António Gedeão, Ary dos Santos, Boris Vian, Camilo Pessanha, Eugénio de Andrade, Luis Vaz de Camões, Maria Alberta Menéres, Pablo Neruda ou Ruy Belo - foi abordado por Cristina Paiva com uma (elevada) dose “medicinal” de humor; um “Mercadinho da Poesia e Rifas de Poemas”, na Praça da República (realizado com a colaboração das livrarias Gráfica Torriana e União); e uma sessão da comunidade de leitores da Biblioteca Municipal, neste equipamento municipal, dedicada à poesia de David Mourão-Ferreira.

Leia (também) poesia porque ler poesia…torna-o(a) mais alto(a)!

Última atualização: 21.04.2020 - 15:59 horas