Poesia assinala o 10.º aniversário do Gabinete de Apoio à Deficiência Visual

22.12.2022

Fotografia da apresentação do

Poema(rio) é o projeto que une os munícipes acompanhados pelo Gabinete de Apoio à Deficiência Visual de Torres Vedras em torno da poesia. A obra reúne poemas criados ou selecionados por 10 participantes no projeto e foi apresentada no passado sábado, 17 de dezembro, no Centro de Artes e Criatividade de Torres Vedras.

Na ocasião foram ouvidos vários dos poemas que integram a obra, uma compilação áudio-fotográfica disponível online. A vereadora do Desenvolvimento Social da Câmara Municipal de Torres Vedras, Ana Umbelino, defendeu a importância da inclusão através da cultura e da arte, salientando a criatividade demonstrada através deste projeto.

“Em termos de conceito, nasceu a ideia de que em cada um de nós existe e habita um poema. Nós somos um poema em movimento” explicou Linda Valadas, responsável pelo conceito e pela conceção artística do Poema(rio). Foi desta ideia que partiu o desafio de criar (ou citar) um poema, visitando, também, um local do concelho de Torres Vedras que se relacionasse com essa composição poética.

“Dez anos depois acho que estamos a quebrar barreiras que nem estavam em projeto e que ultrapassam o melhor dos sonhos” afirmou Fernando Martins, do Gabinete de Apoio à Deficiência Visual, fazendo um balanço do 10.º aniversário deste serviço, que se assinala em 2023.

Durante a sessão, os autores e intérpretes tiveram oportunidade de apresentar a sua obra e de fazer um balanço do projeto. O Poema(rio) pretende contribuir para que todos os munícipes com deficiência visual tenham acesso digno, igual e equitativo à cultura. A obra é uma produção da AREPO - Associação de ópera e artes contemporâneas, em coprodução com o Gabinete de Apoio à Deficiência Visual.

Recorde-se que os objetivos deste gabinete passam por capacitar, promover autonomia, desenvolver competências e aumentar a qualidade de vida dos cidadãos com deficiência visual e das suas famílias.

Última atualização: 22.12.2022 - 15:41 horas