Plano Municipal de Emergência continua activo

31.12.2009

Após mais uma reunião da Comissão Municipal da Protecção Civil de Torres Vedras, ontem à tarde, foi decidido manter-se o Plano Municipal de Emergência activo até às 15h00 do próximo dia 4 de Janeiro, altura em que a Comissão reunirá novamente.

Nesta mesma reunião, as diversas entidades representadas fizeram um ponto de situação sobre as suas áreas de intervenção, sendo que os principais problemas são agora a falta de comunicações detectada por muitos clientes da PT, com especial incidência na freguesia de A dos Cunhados e ainda a ausência de energia eléctrica em alguns clientes da EDP. Também as Estradas de Portugal continuam no terreno na limpeza de bermas e valetas e reposição de sinalética nas estradas nacionais.

Quer os Bombeiros Voluntários, quer os diversos serviços da Câmara Municipal, continuam também no terreno na limpeza de espaços públicos, principalmente remoção de árvores, e reposição de sinalética nas estradas municipais.

Até ao momento foram já efectuadas mais de 2000 intervenções, em espaços públicos e privados, repartidas entre Bombeiros Voluntários e a Câmara Municipal.

No final da reunião da Comissão, o Sr. Governador Civil, António Galamba, informou que o governo em reunião de Conselho de Ministros aprovou uma resolução que visa o apoio em diversas áreas afectadas pela intempérie.

Aproveitou também o momento para agradecer o esforço de todas as entidades que desde o primeiro momento estiveram no terreno, garantindo que o Governo Civil de Lisboa irá continuar a acompanhar de muito perto o desenrolar das operações.

À parte da reunião e durante a manhã de ontem, dia 30, o concelho de Torres Vedras teve a visita do Sr. Director Regional da Educação, José Joaquim Leitão, que visitou os estabelecimentos de ensino da responsabilidade do Ministério da Educação que sofreram danos, bem como a visita do Sr. Director Regional de Cultura, João Soalheiro, tendo o mesmo visitado a Igreja de Santa Maria e o Convento do Varatojo.

Também na manhã de ontem, esteve o executivo da Câmara Municipal de Torres Vedras, liderado pelo seu presidente, Carlos Miguel, reunido com as Associações do Concelho afectadas pela intempérie, com o objectivo de definir prioridades de actuação, de forma a que o normal funcionamento das associações seja reposto com a maior brevidade possível. Foi garantido às associações que a Câmara Municipal apoiará as mesmas no que lhe for possível, independentemente de virem a contar ou não com o apoio do Governo Civil de Lisboa.

Publicado: 22.04.2013 - 18:24 horas