Pista Municipal de Atletismo acolheu Campeonato Nacional de Veteranos

14.07.2017

A Pista Municipal de Atletismo Carlos Lopes, em Paul, acolheu, no passado fim-de-semana, o Campeonato Nacional de Veteranos de Pista ao Ar Livre, organizado pela Associação Nacional de Atletismo Veterano (ANAV), com o apoio da Câmara Municipal de Torres Vedras.

Esta prova obteve um recorde de presenças (melhor registo dos últimos 6 anos), com 304 atletas masculinos e 133 femininos, entre os 35 e os 90 anos e nela participaram atletas de várias zonas do país (arquipélagos, Aveiro, Braga, Coimbra, Évora, Faro, Leiria, Lisboa, Porto, Santarém, Viseu, entre outros), bem como os nossos vizinhos Espanhóis, que estiveram presentes em várias disciplinas nos respetivos escalões.

Para além da significativa participação de atletas, houve bastante público e foram criadas excelentes condições aos atletas.

Em termos de resultados desportivos há a destacar os 14 recordes nacionais alcançados, bem como o facto do Belenenses e UA Povoense terem sido os grandes vencedores em termos coletivos. Belenenses, no setor masculino (pelo 3º ano consecutivo, sucedendo a seis vitórias do NA Cucujães), e UA Povoense, no feminino (depois de oito triunfos do Cluve), sagraram-se campeões coletivamente. Os azúis conseguiram-no com larga vantagem: 365 pontos, contra 276 do Cluve e 137 do Sporting. A equipa dos arredores de Lisboa após luta ponto-a-ponto com o Cluve (250-246 pontos), com o Belenenses (116 pontos) a fechar o pódio.

O concelho de Torres Vedras também esteve representado por 2 clubes, o GDRC Ponterrolense e pelo SCU Torreense, bem como por vários atletas do concelho que representam os melhores clubes nacionais, como é o caso de Ricardo Lemos e  o de António Fortunato, um dos homens mais medalhados a nível nacional, que nesta prova demostrou estar em forma entre as modalidades de 100/200m planos, 80/300m barreiras, e nos lançamentos do Peso (4kg)/Dardo (500gr), tendo vencido as seis provas em que participou.

Para além destes atletas de referência, que alcançaram vitórias nas respetivas provas realizadas, o Ponterrolense conseguiu ainda alcançar o pódio, nos femininos, pela atleta Maribel Silva e nos masculinos pelo atleta António Inácio, tendo também o Torreense alcançado 2 pódios pelo atleta José Silva.

Última atualização: 20.02.2019 - 19:12 horas