Penafirme recebeu Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos

17.03.2018

Penafirme recebeu Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos

O 14º Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos decorreu, esta sexta-feira, no Externato de Penafirme. 1951 alunos, em representação de 435 estabelecimentos de ensino do país, rumaram a Póvoa de Penafirme para participar na competição, que decorreu ao longo de todo o dia.

O pavilhão desportivo daquela escola encheu-se de alunos do 1º ciclo ao ensino secundário, que participaram em eliminatórias durante a manhã, enquanto as finais ocuparam a parte da tarde. Crianças e jovens estiveram divididos por diferentes tipos de jogos, correspondentes ao ciclo escolar em que se enquadravam. Francisco Reis, do Externato de Penafirme, foi um dos vencedores do dia. O aluno jogou em casa e conquistou o 1º lugar do Jogo Flume, correspondente ao segmento do Ensino Secundário.

Antes da cerimónia de entrega de prémios, que contou com a presença de Carlos Bernardes, presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, houve ainda tempo para um “Torres Vedras de Honra”.

Além da competição propriamente dita, o dia contou com um programa de atividades de âmbito cultural, desportivo, científico e profissional. Diversas entidades locais deram a conhecer temas como a história das Linhas de Torres Vedras, a tradição do Carnaval de Torres Vedras, os Dinossauros do Oeste, a doçaria regional e a biodiversidade do Litoral Oeste.

O Externato de Penafirme e a Câmara Municipal de Torres Vedras ficaram encarregues da organização do Campeonato a nível local, enquanto a Associação LUDUS, a Sociedade Portuguesa de Matemática e a Associação de Professores de Matemática organizaram a nível nacional, com o apoio do programa Ciência Viva.

Última atualização: 13.02.2019 - 16:31 horas