Património religioso de Torres Vedras foi intervencionado

29.11.2021

Imagem da Ermida do Ameal

Foram, recentemente, alvo de intervenções de reabilitação e conservação, três edifícios de caráter religioso de Torres Vedras: a Igreja da Misericórdia, a Igreja de São João e a Ermida de Nossa Senhora do Ameal.

Estas obras, financiadas e apoiadas tecnicamente pela Câmara Municipal, resultaram de protocolos celebrados pela autarquia com a Santa Casa da Misericórdia de Torres Vedras e a Fábrica da Igreja Paroquial de S. Pedro e Santiago.

Relativamente à intervenção realizada na Igreja da Misericórdia, importa referir que consistiu na lavagem integral da fachada e posterior pintura da mesma. O edifício contíguo (edifício-sede da Santa Casa da Misericórdia de Torres Vedras) foi incluído na mesma empreitada, tendo sido alvo de uma intervenção semelhante.

No que concerne à intervenção realizada na Igreja de São João, refira-se que a mesma passou pela execução de diversos trabalhos de requalificação interior e exterior. Com efeito, procedeu-se, nesta igreja anexa ao cemitério de São João, à limpeza geral das coberturas cerâmicas, à impermeabilização da cobertura plana existente e de algerozes interiores e à reabilitação e pintura de paredes exteriores e interiores, do teto e de vãos de madeira exteriores e respetivos gradeamentos.

Na Ermida de Nossa Senhora do Ameal (classificada como monumento nacional desde 1910) também se executaram diversas intervenções de reabilitação, as quais foram devidamente autorizadas pela Direção-Geral do Património Cultural. No exterior da ermida procedeu-se à limpeza integral da cobertura cerâmica, à lavagem integral dos paramentos das fachadas, ao reboco destas e à posterior pintura, tendo ainda sido realizada a limpeza e pintura de caixilharias de madeira e gradeamentos. As intervenções interiores na ermida passaram, na nave central e sacristia, pela limpeza de paredes (no caso da nave central efetuou-se também a limpeza do teto), pelo tratamento localizado dos rebocos deteriorados e pela posterior execução de pintura.

O descrito conjunto de intervenções enquadra-se no objetivo de reabilitação e salvaguarda do património edificado do Concelho, sendo que representa um investimento de, aproximadamente, 100 mil euros.

Última atualização: 30.11.2021 - 14:40 horas