Pastel de feijão foi pelo sétimo ano promovido em festival

13.11.2017

O pastel de feijão, o doce que se constitui como o “cartão de visita” da doçaria torriense, teve de novo um festival no âmbito das Festas da Cidade a si dedicado.

Ao 7.º Festival do Pastel de Feijão de Torres Vedras aderiram 13 marcas (Brasão, Cantinho Amarelo, Carmitas, Casa Benjamin, Doce do Oeste, Fábrica Coroa, Maria Adelaide Silva, O Segundo, Pãozinho da Avenida, Pastelão, Pastelaria Flôr, Pérola do Atlântico-Pastelaria e Serra da Vila) que foram promovidas no Pavilhão Multiusos entre os dias 27 de outubro e 10 de novembro numa zona de exposição e venda, onde também se proporcionaram provas.

No âmbito deste festival foi mais uma vez escolhido o melhor pastel de feijão, por meio de um concurso que foi orientado tecnicamente pela associação Qualifica, tendo sido premiada a marca Carmitas. A respetiva prova cega realizou-se no dia 24 de outubro, na Associação Comercial, Industrial e de Serviços da Região Oeste (ACIRO), tendo o júri respetivo sido composto por 8 elementos.

De referir que também integrado neste festival teve lugar no dia 1 de novembro no Pavilhão Multiusos o concurso "A minha sobremesa tem Pastel de Feijão de Torres Vedras", o qual teve como júri os Chefs Jorge Ferreira, Patrick Mignot e Rui Fernandes. A Casa Benjamin foi a vencedora do mesmo com a sobremesa “Benjamim Pé de Feijão”.

A entrega dos prémios destes concursos aconteceu no dia 4 de novembro, no Ô Hotel Gof Mar.

Os pastéis de feijão da marca Carmitas serão utilizados nas ofertas institucionais da Câmara Municipal no próximo ano.

Recorde-se que o pastel de feijão é o doce de Torres Vedras, faz parte do legado dos torrienses. É um dos sabores que representa a sua identidade, apurado pelo passar dos séculos, amassado por mãos conhecedoras e saboreado por milhares. E quem passa por Torres Vedras… cada vez mais não deixa de passar sem uma caixa de pastéis de feijão levar!

Daí a realização daquele festival, que é organizado pela Câmara Municipal com a parceria da ACIRO (Associação Comercial e Industrial da Região Oeste), da associação QUALIFICA/oriGIn Portugal, da Biotrab, da ESCO (Escola de Serviços e Comércio do Oeste) e de produtores de pastéis de feijão de Torres Vedras.

O Festival do Pastel de Feijão de Torres Vedras integrou-se mais uma vez nas Festas da Cidade que foram organizadas pelo Município, patrocinadas pelo Arena Shopping, apoiadas pela Biotrab, Fepal e Sacel e tiveram como água oficial as Águas do Vimeiro.

Última atualização: 04.10.2022 - 12:44 horas