Passadiço da Praia Azul

30.07.2021

Fotografia do passadiço

Projeto executado

O projeto “Passadiço da Praia Azul” consistiu na construção de um passadiço que estabelece a ligação pedonal entre a Praia Azul e o acesso ao areal da Praia da Foz. A concretização da operação permitiu dotar esta zona balnear de um percurso acessível a pessoas com mobilidade reduzida, facilitando o acesso ao areal e protegendo o sistema dunar do pisoteio indevido.

A intervenção levada a cabo pela Junta de Freguesia de Silveira, com o apoio técnico da Câmara Municipal de Torres Vedras, resulta de uma candidatura apresentada ao Grupo de Ação Local ecoMAR, sendo comparticipada em 85% por fundos do programa operacional MAR2020.

Com 569 metros de extensão, o passadiço tem uma largura útil de passagem de 2 metros e é protegido por duas vedações laterais rematadas com corrimãos. A estrutura em pinho tratado em autoclave está fixada ao solo com estacas colocadas através de cravação. Durante a implantação, a vegetação das dunas foi salvaguardada e protegida.

Por se tratar de um projeto implantado em zonas sensíveis e protegidas foi alvo de pareceres de diversas entidades que não permitiram efetuar a ligação entre o Passadiço da Praia Azul e a atual ponte pedonal da Praia da Foz, pelo que essa parte da ligação entre as duas praias é efetuada através da colocação de estrados amovíveis com a mesma dimensão e características do passadiço.

A intervenção encontra-se alinhada com as diretivas do Programa da Orla Costeira Alcobaça - Cabo Espichel (POC-ACE). Neste âmbito, verifica-se que a qualificação, valorização e fruição pública em segurança do domínio público marítimo constituem dimensões chave da intervenção do POC-ACE, em virtude da importância turística e social deste espaço.

Custo Total Elegível: 158.470,00 €

Apoio Financeiro da União Europeia: 134.699,50 €