Parque Verde Nossa Senhora de Nazaré

01.09.2020

Fotografia dos equipamentos de recreio instalados no parque

Projeto executado

O Parque Verde Nossa Senhora de Nazaré, em São Pedro da Cadeira, foi uma obra levada a cabo pela junta de freguesia local em parceria com a Câmara Municipal. O parque é composto por um vasto conjunto de espaços: áreas de estadia e de recreio, zona com equipamentos para a prática de exercício físico, edifício de apoio ao parque, zona de merendas, uma área verde com equipamentos de aventura e arborismo, um anfiteatro, um skate parque e um parque de estacionamento com 38 lugares.

Os pavimentos deste equipamento foram executados a partir de materiais da região (pedra calcária); o mobiliário urbano a instalado (bancos, papeleiras, bebedouros, mesas de jogo, mesas de merenda, equipamentos de exercício e equipamentos infantis) é constituído por materiais resistentes, de forma a que o mesmo implique uma manutenção reduzida e elevada durabilidade.

As áreas de recreio infantil são constituídas por equipamentos convencionais e outros, informais e naturais, construídos com materiais locais, tais como terra, pedras e troncos de madeira.

Foram instaladas colunas de iluminação com múltiplos projetores de modo a minimizar-se a quantidade das mesmas espalhadas pelo parque, reduzindo-se assim o consumo energético.

Foi também realizada a plantação de árvores, mais características de zonas húmidas, visto o parque estar situado numa zona baixa e junto a linhas de água, bem como de arbustos, com a função de enquadramento e minimização do impacto dos automóveis e das construções contíguas.

De referir ainda que a linha de água existente foi naturalizada e revestida com vegetação autóctone, sendo que nas restantes zonas de vegetação rasteira foi realizada a sementeira de prados autóctones.

NÚMEROS

Área: 31.447 m2