Pais do concelho de Torres Vedras sensibilizados para a ética no desporto

13.04.2022

Fotografia do início do jogo da Associação de Formação Pedagógica, Desportiva e Cultural de Torres Vedras – Janitas.

A Câmara Municipal de Torres Vedras e 11 clubes do Concelho estão a promover ações de sensibilização para a ética no desporto junto dos pais que acompanham as competições de atletas de escalões de formação.

“Educar para a Ética no Desporto — Dicas para os pais” é o mote do folheto do Plano Nacional de Ética no Desporto que é distribuído pelos jogadores antes do início do jogo. Ao longo da iniciativa, que teve início no mês de março, já foram distribuídos cerca de 2.600 folhetos.

As ações decorrem no âmbito do “Programa de Promoção da Ética no Desporto” da Câmara Municipal e visam o comportamento dos pais no decorrer das competições desportivas. O folheto alerta para a importância de acabar com a violência no desporto, que se pode manifestar através do comportamento dos atletas, dos treinadores, dos juízes, dos adeptos e dos pais.

Algumas das atitudes que os pais podem adotar para se constituírem como referência de bom comportamento passam por incentivar o jogo limpo, respeitar árbitros, juízes, treinadores e adversários, controlar as emoções, seguir um código de conduta e ajudar as crianças e jovens a usufruir da prática da modalidade.

Os 11 clubes do Concelho que aderiram à iniciativa de promoção da ética no desporto:

• ACDR Arneiros
  • Associação de Educação Física e Desportiva de Torres Vedras