Orçamento Participativo financia sete projetos em diferentes áreas

20.11.2018

Orçamento Participativo financia sete projetos em diferentes áreas

Os resultados da votação do terceiro Orçamento Participativo de Torres Vedras foram anunciados, no dia 19 de novembro, numa sessão pública que decorreu no auditório do edifício dos Paços do Concelho de Torres Vedras.

O processo deste orçamento participativo teve início com a realização das sessões de participação nas várias freguesias do concelho, entre 2 de maio e 13 de junho, nas quais participaram 564 cidadãos, tendo sido apresentadas em plenário 72 propostas. Seguiu-se a avaliação técnica das propostas escolhidas e, posteriormente, a votação das 38 aprovadas, entre os dias 14 de setembro e 4 de outubro. Nessa fase contabilizaram-se 18.589 votos.

Os projetos vencedores foram os seguintes:

- Projeto n.º 3 | Conclusão das obras da sede dos Escuteiros de A dos Cunhados | Proponente: Áurea Filipe | Freguesia: União das Freguesias de A dos Cunhados e Maceira | Votos: 2.343 | Montante a atribuir: 30.000 euros;

- Projeto n.º10 | Criação de orquestra infantojuvenil para a Freguesia de Carvoeira e Carmões | Proponente: Francisco Patrício | Freguesia: União das Freguesias de Carvoeira e Carmões | Votos: 1.539 | Montante a atribuir: 40.500 euros;

- Projeto n.º35 | Viatura de transporte de doentes não urgentes para a Associação de Socorros da Freguesia de Dois Portos | Proponente: João Veríssimo | Freguesia: União das Freguesias de Dois Portos e Runa | Votos: 1.508 | Montante a atribuir: 43.308 euros;

- Projeto n.º36 | Projeto de sensibilização "Vamos limpar os rios até às praias" | Proponente: Tiago Duarte | Freguesia: União das Freguesias de Dois Portos e Runa | Votos: 1.491 | Montante a atribuir: 35.800 euros;

- Projeto n.º24 | Cobertura total do campo cimentado para a prática desportiva na EB de Casalinhos de Alfaiata | Proponente: Alina Jesus |Freguesia: Silveira | Votos: 1.420 | Montante a atribuir: 12.833 euros;

- Projeto n.º12 | Melhoramentos nos passeios da Arruda/ Sendieira | Proponente: Paulo Esteves | Freguesia: Freiria | Votos: 1.393 | Montante a atribuir: 49.200 euros;

- Projeto n.º29 | Aquisição de painéis solares para o Campo de Futebol da Pedra | Proponente: Fernando Rodrigues | Freguesia: Ventosa | Votos: 1.372 | Montante a atribuir: 27.060 euros.

Na sessão de divulgação dos resultados, o presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Carlos Bernardes, destacou a diversidade dos projetos apresentados e o aumento do número de votos em relação à primeira edição do Orçamento Participativo, na qual tinham sido contabilizados cerca de 3 mil votos. O autarca aproveitou a ocasião para anunciar que na edição de 2019 é intenção do Município aumentar o montante atribuído para 300 mil euros e que vai ser criado um Orçamento Participativo Jovem, que irá disponibilizar 50 mil euros para financiar projetos.

Recorde-se que à terceira edição do Orçamento Participativo de Torres Vedras foi atribuído um montante de 250 mil euros.

Mais informação pode ser obtida no site do Orçamento Participativo de Torres Vedras.

Última atualização: 13.09.2023 - 14:20 horas