Oficinas do Saber promoveram a ocupação de tempos livres de centenas de seniores

13.08.2019

Fotografia de uma das oficinas onde se vê as mãos de uma pessoa que está a fazer um carteira

O programa “Oficinas do Saber” proporcionou, ao longo do ano letivo de 2018/2019, ações de formação em diversas áreas do conhecimento dirigidas aos seniores da comunidade e aos seniores que estão integrados em Instituições Particulares de Solidariedade Social - IPSS do concelho de Torres Vedras.

Com o objetivo de contribuir para a capacitação dos seniores e promover a ocupação dos tempos livres como forma de diminuir o isolamento, foram dinamizadas 34 atividades abertas à comunidade, que contaram com 336 participantes. Estas atividades foram promovidas em parceria com as nove Juntas de Freguesia do Concelho que aderiram ao programa: Freiria, Ponte do Rol, Santa Maria, São Pedro e Matacães, Silveira, Turcifal, União das Freguesias de A dos Cunhados e Maceira, União das Freguesias de Campelos e Outeiro da Cabeça, União das Freguesias de Maxial e Monte Redondo e Ventosa

Na vertente do programa dirigida às IPSS, realizaram-se 87 atividades em parceria com 22 IPSS, que contabilizaram cerca de mil participantes. O objetivo desta vertente é estimular a criatividade e a memória e promover a autonomia dos participantes, rentabilizando os recursos da Município numa lógica de partilha e descentralização.

As “Oficinas do Saber” contaram com a colaboração de diversas entidades, desde equipamentos culturais da Câmara Municipal de Torres Vedras, passando por associações, escolas e empresas, criando uma rede de parceiros que permitiu a realização de um total de 121 atividades.

Publicado: 13.08.2019 - 14:46 horas