Oferta formativa para os alunos do nono ano do concelho foi de novo apresentada

07.05.2018

“Agora Escolhe!”. Pelo quarto ano a Câmara Municipal lançou este repto aos alunos do 9.º ano de escolaridade do concelho, por meio de uma mostra, que deu a conhecer a oferta formativa que têm à sua disposição no mesmo para prosseguirem os seus estudos no 10.º ano de escolaridade ou equivalente.

De iniciativa da Rede Local de Educação e Formação de Torres Vedras, este evento realizou-se no dia 4 de maio, no Parque Regional de Exposições, com a participação das seguintes entidades: Agrupamento de Escolas Henriques Nogueira; Agrupamento de Escolas Madeira Torres; Centro de Formação da Indústria Metalúrgica e Metalomecânica (CENFIM) – Núcleo de Torres Vedras; Centro de Informação Municipal à Juventude; Centro Qualifica – Agrupamento de Escolas Henriques Nogueira; EFIacontece; Escola de Serviços e Comércio do Oeste (ESCO); Escola Profissional Agrícola Fernando Barros Leal; Escola Profissional Cristóvão Colombo; Escola Profissional de Penafirme (SEMINFOR); e Externato de Penafirme.

Recorde-se que o funcionamento do “Agora Escolhe!” consiste na realização de um período de apresentações de curta duração onde cada entidade presente se apresenta e convida à visita do seu espaço de exposição onde se dinamizam atividades inseridas no perfil de cada curso que se pretende divulgar, o que acontece posteriormente com a supervisão dos professores que acompanham os alunos. Essas apresentações aconteceram paralelamente em dois espaços do pavilhão principal da Expotorres, com dois grupos a usufruírem das mesmas de manhã e outros dois à tarde.

Durante o dia a iniciativa foi destinada exclusivamente aos alunos, tendo a mesma sido visitada por cerca de 890, do Externato de Penafirme, Escola Básica 2,3 Padre Vítor Melícias, Escola Básica 2,3 do Maxial, Escola Básica 2,3 dos Campelos, Escola Básica 2,3 da Freiria, Escola Básica 2,3 de São Gonçalo, Escola Secundária com 3.º Ciclo de Henriques Nogueira e Escola Secundária com 3.º Ciclo de Madeira Torres. À noite o evento esteve aberto ao público em geral, tendo pelo mesmo passado cerca de 150 pessoas.

Integrado nesta atividade teve lugar, também à noite e no Parque Regional de Exposições, uma sessão da iniciativa “Conversas com Pais”, intitulada “Toda a gente pode ser tudo”, em que foi apresentado o projeto de Inovação Social "SDO - Sonhadorismo" por Rui Loureiro, que foi acompanhado por Timóteo Santos, o rapper NBC, que efetuou na ocasião um pequeno showcase. Esse projeto já tinha sido, de resto, apresentado na "Futurália", uma mostra semelhante mas de âmbito nacional e destinada preferencialmente aos alunos do 12.º ano de escolaridade.

Na ocasião, Rui Loureiro refletiu sobre a incapacidade do sistema de ensino em captar e potenciar os talentos dos alunos, tendo a esse nível dado o exemplo do seu ex-aluno, o artista Bordalo II. De referir a este propósito que o projeto "SDO" pretende combater um problema identificado na sociedade portuguesa: a baixa expetativa e falta de motivação dos cidadãos para a concretização dos seus sonhos. Tem subjacente o conceito do desenvolvimento de capacidades empreendedoras integrais, através da conexão de cada um com os seus interesses e paixões.

Mais informação sobre o "SDO" pode ser obtida no respetivo site.

Cerca de 80 pessoas assistiram a esta sessão do projeto "Conversas com Pais".

Relacionado com a temática da mesma, de referir que na sessão de abertura também a vereadora da Educação da Câmara Municipal exortara os alunos presentes a realizarem a sua opção escolar não pelas perspetivas de integração no mercado de trabalho, mas antes pelos seus gostos, aptidões e projeto de vida, já que estudos recentes revelam que num prazo de 10/20 anos cerca de metade das profissões atuais deixarão de existir. Segundo Laura Rodrigues, esta feira ajuda os alunos a efetuarem uma escolha fundamentada, numa altura da vida em que não é fácil tomar decisões, mas a qual deve ser tomada pelos próprios e não por influência externa, sendo no entanto que a mesma tem apenas influência para um futuro próximo e não é irreversível para o futuro académico e profissional. A vice-presidente da Câmara Municipal aproveitou ainda a ocasião para enaltecer o trabalho da Rede Local de Educação e Formação de Torres Vedras, “um grupo coeso” que coordena a oferta formativa no concelho e assegura que o funcionamento do ensino neste território se processe da melhor forma.

De referir que esta quarta edição do “Agora Escolhe!” foi uma organização da Câmara Municipal, com o apoio da empresa Servimicro e da turma do 3.º ano do curso profissional técnico de Turismo da Escola de Serviços e Comércio do Oeste.

Última atualização: 09.05.2018 - 11:15 horas