OesteCIM apresenta proposta para redução do preço do passe inter-regional

02.12.2019

Fotografia da rodoviária

O Conselho Intermunicipal do Oeste deliberou solicitar ao Governo a adição de 1,5 milhões de euros ao PART 2020 (Programa de Apoio à Redução Tarifária) especificamente para suportar deslocações inter-regionais entre o Oeste e a Área Metropolitana de Lisboa (AML).

Em comunicado a Comunidade Intermunicipal do Oeste afirma que cerca de 5 mil pessoas se deslocam diariamente entre o Oeste e a AML e que a população sente falta de equidade em relação aos 40 euros aplicado aos passes sociais na AML.

Assim, de forma a responder aos efetivos impactos que a mobilidade tem hoje na competitividade e coesão do território oestino, o Conselho Intermunicipal pretende a implementação de um passe inter-regional com a AML, tendo por base os seguintes valores de referência:

• 70 € para os passes entre os concelhos limítrofes à AML (Alenquer, Arruda dos Vinhos, Sobral de Monte Agraço e Torres Vedras)
  • 80 € para os passes dos restantes concelhos ou outras possíveis combinações

O presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Carlos Bernardes, entende que “a implementação dos passes nos valores de referência indicados pela Oeste CIM é fundamental para garantir maior coesão territorial e para afirmar o compromisso dos municípios do Oeste no desenvolvimento de meios de transporte coletivos que concorram para um modelo mais sustentável de mobilidade”.

Publicado: 02.12.2019 - 12:23 horas