Obelisco Comemorativo da Guerra Peninsular

01.11.2012

Obelisco Comemorativo da Guerra Peninsular

O Obelisco constitui um Monumento Comemorativo das Campanhas da Guerra Peninsular – 1808 / 1814 e foi erigido, no ano de 1954, “em homenagem àqueles que tombaram pela Pátria ou dela bem mereceram, por iniciativa dos Senhores Rogério de Figueiroa Rêgo, José Augusto Lopes Júnior, José Joaquim Passos, Manuel Lopes Júnior, José Augusto Mendes, Fernando de Barros Leal e Augusto Rafael da Silva Miranda, respetivamente Presidente e Vereadores da Câmara Municipal deste Concelho.”

Em cada uma das faces pode ler-se a Batalha da Roliça, a Batalha do Vimeiro, a Batalha do Buçaco e as Linhas de Torres Vedras.

A conceção do monumento foi do Arquiteto Miguel Jacobetty e nele “trabalharam o tenente coronel de Engenheiros Manuel Braz Martins, engenheiro Altino Aldo Gromicho e o construtor civil José Pedro Lopes”. O monumento recordará “a quem por aqui passar o que podem a compreensão e a ajuda entre povos e o que fizeram os antepassados nossos na defesa da Pátria”.

Era chegado o momento de proceder-se ao acto da inauguração do Obelisco, erecto na Praça do Império – antigo Largo da Graça – junto do qual formavam, em guarda de honra, uma companhia do regimento de infantaria n.º1, e um grupo de soldados com os fardamentos usados na época das Guerras Peninsulares, vendo-se ainda, no local, uma peça de artilharia, que nessas guerras serviu, vinda expressamente do Buçaco (…).

Chegadas aí, todas as entidades oficiais, perante uma enorme aglomeração de povo, foi lido o auto da inauguração (…) e ditas algumas palavras ao acto alusivas (…). Seguidamente descerraram as inscrições do monumento, até então veladas pela Bandeira da Nação, enquanto as bandas tocavam o Hino Nacional, os clarins a marcha de continência e as forças apresentavam armas (…).

Tudo decorreu com o máximo brilho e aprumo em meio de constantes aplausos e manifestações de regozijo do público.

CUNHA, Augusto M. Lopes da - Memória das festas da inauguração do obelisco comemorativo da Guerra Peninsular; Catálogo da Exposição Histórico-Biblio-Iconográfica. Torres Vedras: Câmara Municipal. Museu e Biblioteca, 1954.

• Localização: Praça 25 de Abril – Torres Vedras
  • Data de inauguração: 10 de Outubro de 1954