Novo dinossauro apresentado em Torres Vedras

19.09.2014

A Sociedade de História Natural, uma associação torriense apoiada pela Câmara Municipal, deu a conhecer ao mundo um novo dinossauro.

Trata-se do Eousdryosaurus nanohallucis (que significa o dryossaurio do oriente com polegar reduzido), um ornitópode do Jurássico Superior de Portugal, que foi apresentado no dia 16 de setembro, no Museu Municipal Leonel Trindade.

Na apresentação deste espécime, Fernando Escaso, do Grupo de Biologia Evolutiva da Universidade Nacional de Educação à Distância (sediada em Madrid), que coordenou o respetivo estudo, realizou uma conferência em que explicou o mesmo, o qual contou também com a colaboração da Universidade de Lisboa. Este estudo foi recentemente publicado na revista Journal of Vertebrate Paleontology.

De referir que os fósseis que estiveram na base desse estudo são provenientes de um coleção particular que a Câmara Municipal adquiriu a um amador do concelho, a qual foi cedida para investigação à Sociedade de História Natural. Esses fósseis correspondem a elementos da cauda, da cintura pélvica e das patas posteriores daquele que foi um pequeno dinossauro que viveu no tempo de dinossauros de grande porte.

O Eousdryosaurus nanohallucis teria 1,60m de comprimento e meio metro de altura, sendo o primeiro espécime de ornitópode dryossáurio encontrado em solo português.

Os dryossáurios foram um grupo de pequenos dinossauros bípedes e provavelmente ágeis e velozes que habitaram na Europa, América do Norte e África durante o final do período do Jurássico e início do Cretácico.

Última atualização: 08.06.2020 - 15:00 horas