Noite e Dia dos Museus assinalados em Torres Vedras

20.05.2011

Imagem de visita ao Museu Municipal realizada no âmbito do Dia Internacional dos Museus

O Museu Municipal Leonel Trindade associou-se mais uma vez a milhares de museus de toda a Europa e abriu as suas portas fora de horas à comunidade no dia 14 de maio, no âmbito da iniciativa Noite dos Museus.

Museus e memória foi este ano o tema da mesma, que se realizou pelo sétimo ano, promovida pelo Ministério da Cultura de França. Naquele dia, entre as 19h e as 24h, quem se dirigiu àquele museu torriense pôde presenciar uma tertúlia sobre a “memória” a partir da coleção de brinquedos de Octávio Neves, degustar iguarias locais, assistir a um concerto do Coro Can’Tarte e participar num workshop de voz dinamizado por membros deste.

Também subordinado à referida temática realizou-se a 18 de maio o Dia Internacional dos Museus. Criada em 1977, esta iniciativa decorre por todo o mundo promovida pelo ICOM – Conselho Internacional de Museus. No âmbito da mesma, cerca de 100 alunos do 1.º ciclo do ensino básico realizaram visitas aos painéis de azulejos do claustro do Convento da Graça e ao Museu Municipal, bem como um peddy-paper nessa zona, escutaram uma explicação sobre o processo de pintura em azulejo e em madeira e ficaram a conhecer a fábrica de pastéis de feijão “Coroa”.

Dar a conhecer o trabalho e os desafios dos museus, e, em simultâneo, contribuir para que as visitas a estes equipamentos se tornem parte dos hábitos culturais das comunidades são os principais objetivos daquelas iniciativas.

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Publicado: 22.04.2013 - 18:28 horas