Município tem estado a assinalar o 600.º aniversário da morte de São Gonçalo de Lagos

20.12.2022

Imagem da conferência “Livros de coro e imagens de São Gonçalo”

Os 600 anos da morte de São Gonçalo de Lagos têm estado a ser assinalados pelo Município com um programa de atividades que tem vindo a ser desenvolvido desde o final de outubro.

Uma das vertentes desse programa são as conferências que se realizaram em tardes de sábados na sala de São Gonçalo do Convento da Graça: “Culto e hagiografia de São Gonçalo de Lagos” (que teve como preletor Jorge Gonçalves Guimarães), “Uma pintura renascentista inédita de São Gonçalo e o seu enquadramento na iconografia do Santo” (que teve como preletor Fernando António Batista Pereira), “A importância do Convento da Graça na então vila de Torres Vedras” (que teve como preletora Paula Correia da Silva), “Livros de coro e imagens de São Gonçalo” (que teve como preletor Manuel Pedro Ferreira) e “O culto popular aos Santos de nome Gonçalo em Portugal e no Brasil: uma abordagem histórica, arqueológica e antropológica” (que teve como preletor Joaquim A. Gonçalves Guimarães). Refira-se que esta penúltima conferência foi abrilhantada com uma atuação do grupo Vozes Alfonsinas. 132 presenças foram contabilizadas neste conjunto de conferências.

De referir também do programa evocativo dos 600 anos da morte de São Gonçalo de Lagos promovido pelo Município a exposição Caminhar com São Gonçalo, de Lagos a Torres Vedras, a qual está patente até 28 de maio do próximo ano no Museu Municipal Leonel Trindade. Trata-se de uma mostra que aborda a figura de São Gonçalo de Lagos, sobretudo a sua vida, hagiografia e iconografia. 28 pessoas estiveram presentes na inauguração dessa exposição que em novembro teve 397 visitantes. Os conteúdos da mesma, num suporte móvel, estão desde novembro em itinerância pelas escolas do Concelho.

Outra componente do referido programa são as atividades de caráter pedagógico. Nesse âmbito: a companhia A Bolha tem levado São Gonçalo de Lagos, Teatro de Marionetas a estabelecimentos de ensino do Concelho (a título de exemplo, 353 crianças do ensino pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico assistiram à representação deste teatro em novembro); realizou-se, no Museu Municipal Leonel Trindade, a atividade na área da Alimentação Saudável “Docinhos sem pecado, no convento”, na qual os participantes tiveram a oportunidade de confecionar um doce saudável; uma atividade realizada a partir da exploração de uma maleta pedagógica tem abordado a figura de São Gonçalo de Lagos junto de alunos de escolas do Concelho (a título de exemplo, em novembro, 51 alunos do 2.º ciclo do ensino básico usufruíram dessa atividade); e está a ser proporcionada, até 28 de junho do próximo ano, a partir de envelopes que podem ser levantados no Museu Municipal Leonel Trindade, a oficina infantojuvenil para famílias “São Gonçalo de Lagos em 3D” (até ao momento foram levantados 10 envelopes).

De recordar que São Gonçalo de Lagos nasceu por volta de 1360 nesta cidade algarvia, tendo professado na Ordem dos Eremitas de Santo Agostinho e sido prior do Convento de Nossa Senhora da Graça de Torres Vedras, localidade onde faleceu em 1422. Notabilizado como pregador, pedagogo, iluminador e compositor, São Gonçalo de Lagos tem a si associadas dezenas de milagres, que deram origem a um culto popular, centrado, sobretudo, em Lagos e Torres Vedras. Beatificado em 1778, a sua memória é celebrada a 27 de outubro, no Patriarcado de Lisboa e na Diocese do Algarve. Por deliberações dos respetivos senados municipais, foi declarado padroeiro e protetor de Torres Vedras, em 1495, e de Lagos, em 1760.

Última atualização: 21.12.2022 - 12:34 horas