Município é uma das 41 autarquias mais familiarmente responsáveis do país

23.11.2015

O Município foi pela sétima vez distinguido pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis.

Tal aconteceu com a atribuição da Bandeira Verde de "Autarquia + Familiarmente Responsável 2015", o que teve lugar no dia 18 de novembro, no auditório da Associação Nacional de Municípios, em Coimbra.

A atribuição desta bandeira resulta de um inquérito realizado a nível nacional aos municípios, mediante o qual foram analisadas as políticas de apoio à família dos mesmos, em várias áreas de atuação: apoio à maternidade e paternidade; apoio às famílias com necessidades especiais; serviços básicos; educação e formação; habitação e urbanismo; transportes; saúde; cultura, desporto, lazer e tempo livre; cooperação e participação social; e facilitadores. Foram ainda analisadas as boas práticas dos municípios para com os seus funcionários em matéria de conciliação entre trabalho e família.

Das medidas da Câmara Municipal levadas em linha de conta para a atribuição do referido galardão saliente-se algumas: a elaboração do Plano Intermunicipal para a Integração de Imigrantes (em parceria com os municípios de Óbidos e Lourinhã); a implementação do Programa “Eu vou a pé para a escola” (que abrange 37 crianças, acompanhadas de monitores); a implementação do Plano Municipal de Mobilidade Sustentável (que inclui um plano de mobilidade ciclável e a promoção da acessibilidade); a implementação do Programa + Saúde – Hábitos e Estilos de Vida Saudáveis (que inclui workshop's e showcooking's de culinária saudável para famílias, sessões informativas e atividades de lanches saudáveis junto das crianças do ensino pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico); a implementação do Projeto ROMED2 (que fomenta a integração e a cidadania da comunidade cigana local); a realização de iniciativas de apoio e intervenção em situações de crise no âmbito do Plano de Desenvolvimento Social e de Saúde de Torres Vedras 2014/2015, como workshop’s de “Finanças Pessoais” e o Plano de Formação de Munícipes Desempregados “Emprega-te a Fundo”; a aprovação do Plano Municipal da Igualdade; e a atribuição de novas bolsas para estágios profissionais em empresas europeias a jovens do concelho, no âmbito do Projeto Euroformar Torres Vedras.

Torres Vedras foi este ano uma das 41 autarquias distinguidas pelo referido observatório, o qual foi implementado pela Associação Portuguesa de Famílias Numerosas, sendo de relevar que desde que o galardão Bandeira Verde de "Autarquia + Familiarmente Responsável" foi criado, em 2009, o mesmo foi sempre atribuído ao Município, razão pela qual foi ainda agraciado com uma menção honrosa.

Mais informações sobre as ações do Município na área do apoio à família podem ser consultadas no site do Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis.

Última atualização: 13.03.2020 - 14:56 horas