Torres Vedras

Município de Torres Vedras aderiu ao Programa "Mentores para Migrantes"

19.10.2015

Município de Torres Vedras aderiu ao Programa

O Centro Local de Apoio à Integração de Imigrantes (CLAII) do Município de Torres Vedras aderiu ao programa “Mentores para Migrantes”, desenvolvido pelo Alto Comissariado para as Migrações (ACM).

O Programa de Mentores para Migrantes é uma iniciativa promovida pelo Alto Comissariado para as Migrações e desenvolvida, por todo o país, por um conjunto de parceiros locais.

“Mentores para Migrantes” visa promover experiências de troca, entreajuda e apoio entre voluntários/as (cidadãos/ãs portugueses/as) e migrantes (emigrantes e imigrantes) e/ou refugiados e permite o conhecimento mútuo, em que as diferenças se esbatem na resolução das mesmas dificuldades, preocupações e desafios do dia-a-dia:

  •  Os/As imigrantes mentorados/as dispõem de uma oportunidade de resolver alguma necessidade ou apoio para concretizar um sonho.
  •  Os/As refugiados/as mentorados/as dispõem de um apoio voluntário na sua chegada e acolhimento em Portugal.
  • Os/As emigrantes mentorados/as decididos/as a regressar podem contar com apoio e orientação para encontrar soluções adequadas à construção do seu novo projeto pessoal e profissional em Portugal.
  •   Os/As mentores/as voluntários/as podem, a partir desta experiência, desenvolver mais as suas competências pessoais, abertura à diversidade e oportunidade de exercer a sua cidadania participativa.
  •  Por seu lado, as entidades associadas veem nesta experiência uma oportunidade de enriquecimento pessoal dos seus/suas colaboradores/as também e, logo, no ambiente e na cultura organizacional.

O que pretende atingir?

- Proporcionar apoio, acompanhamento, orientação para a resolução de dificuldades ou preocupações dos/as imigrantes com vista à sua integração;

- Disponibilizar formas de ligação, acompanhamento ou apoio ao regresso dos emigrantes portugueses.

Proporcionar apoio, acompanhamento, orientação para a resolução de dificuldades ou preocupações dos/as refugiado/as que o nosso país acolhe:
- Promover a igualdade de oportunidades e sensibilizar para a riqueza da diversidade;
- Promover o voluntariado, a cidadania participativa e a troca positiva de experiências;
- Contribuir para o enriquecimento pessoal, social e organizacional das pessoas e entidades envolvidas.

Mais informações no Centro Local de Apoio à Integração de Imigrantes do Município de Torres Vedras, através do telefone 261322464 ou pelo e-mail: gabimigrante@cm-tvedras.pt.

voltar ao topo ↑