Município contribuiu para a aquisição de ecocardiógrafo doado ao Hospital de Torres Vedras

20.12.2021

Várias entidades, entre as quais o Município, estabeleceram uma parceria com vista à aquisição de um ecocardiógrafo portátil digital para doação à unidade de Torres Vedras do Centro Hospitalar do Oeste (CHO).

A cerimónia de entrega desse aparelho e de assinatura do contrato de doação do mesmo realizou-se no dia 16 de dezembro, no átrio do edifício daquela unidade de saúde.

Esse contrato de doação envolveu, para além do Município de Torres Vedras, também os municípios da Lourinhã e do Cadaval, a Junta de Freguesia de Santa Maria, S. Pedro e Matacães e a Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Torres Vedras.

De referir que a aquisição daquele aparelho insere-se num projeto de saúde do Rotary Club de Torres Vedras e da Fundação Rotária Portuguesa que tem como objetivo dotar a unidade de Torres Vedras do Centro Hospitalar do Oeste de condições e serviços de excelência e tecnologicamente avançados.

Segundo as palavras do mentor do projeto de aquisição do ecocardiógrafo para aquela unidade de saúde, o jovem médico Pedro Avelar, este é um aparelho que dará um importante contributo para a melhoria dos cuidados de saúde na Região, sendo que poderá ser utilizado em contexto de urgência ou de internamento, tendo a vantagem, por exemplo, de proporcionar a realização mais célere de diagnósticos. A presidente do conselho de administração do CHO, Elsa Baião, por seu lado, referiu na sua intervenção que o ecocardiógrafo permite fazer um trabalho “mais seguro, mais robusto, mais ágil”, constituindo-se este aparelho como uma “mais valia” para a atividade da unidade de Torres Vedras do CHO.

Em nome dos autarcas envolvidos na parceria que levou à aquisição do referido ecocardiógrafo usou da palavra a presidente da Câmara Municipal, que enalteceu o papel do seu antecessor nesse projeto, relembrando o empenho que Carlos Bernardes sempre demonstrou no que concerne à melhoria da prestação de cuidados de saúde no Concelho e na Região. Ainda segundo as palavras de Laura Rodrigues, a aquisição daquele aparelho é resultado de um louvável “ato de cidadania”, tendo na ocasião exortado a sociedade civil a encetar iniciativas semelhantes.

Refira-se que a aquisição do ecocardiógrafo doado à unidade de Torres Vedras do CHO representou um investimento superior a 30 mil euros.

Publicado: 20.12.2021 - 16:01 horas