Município assinalou o Dia Nacional dos Centros Históricos

30.03.2022

Imagem da passagem pela Praça do Município

Para assinalar o Dia Nacional dos Centros Históricos, a Câmara Municipal proporcionou na manhã do dia 27 de março uma visita guiada ao centro histórico de Torres Vedras.

Tratou-se de um périplo que teve início na Praça da República e terminou no Castelo, tendo incluído passagens por outros locais daquela zona da Cidade (como o Largo de São Pedro, a Casa Benjamim, o Chafariz dos Canos, a Praça do Município e o Centro Interpretativo da Comunidade Judaica). No decorrer desta visita foram contados alguns episódios e curiosidades da história de Torres Vedras, relacionados com o seu centro histórico.

Recorde-se que o Dia Nacional dos Centros Históricos é uma efeméride que foi criada em 1993, a qual se comemora anualmente no dia 28 de março. A escolha desta data para se celebrar os centros históricos está intrinsecamente relacionado com o facto de 28 de março ser o dia de aniversário do historiador Alexandre Herculano, uma das mais ilustres figuras da cultura portuguesa, que se distinguiu pelo seu empenho na defesa do património nacional.

Última atualização: 31.03.2022 - 11:17 horas