Monte Redondo tem uma escola ampliada e requalificada

25.10.2010

O Centro Educativo do Monte Redondo foi remodelado.

Essa obra foi inaugurada no dia 20 de Outubro numa cerimónia que contou com a presença do Governador Civil de Lisboa, António Galamba, para além da de uma das primeiras professoras que leccionaram no espaço daquele centro educativo, Maria Eugénia Sousa.

O início da cerimónia foi protagonizado por crianças que frequentam o mesmo, as quais alegraram os presentes com canções que interpretaram, a que se seguiu a bênção da obra e os habituais discursos.

A remodelação do Centro Educativo do Monte Redondo - que concentra as crianças desta freguesia que frequentam o ensino pré-escolar e o 1.º ciclo do ensino básico públicos - consistiu na construção de um novo corpo a partir da edificação existente, o qual é constituído, no seu piso térreo, por uma sala de educação plástica, uma arrecadação, uma biblioteca/centro de recursos educativos, instalações sanitárias, uma sala polivalente (que foi embelezada com um painel de cerâmica da autoria da artista torriense Olga Neves cujos motivos aludem a elementos paisagísticos e patrimoniais característicos do concelho e da freguesia do Monte Redondo em particular), uma copa e uma sala de atendimento de pais; o piso superior deste novo corpo conta com uma sala de trabalho/reuniões, uma sala de docentes, uma arrecadação e um terraço.

Esse novo corpo tem ligação interna à sala de actividades e às duas salas de aulas já existentes. Estas últimas foram requalificadas, tal como o espaço exterior da escola (mediante o melhoramento do pavimento, o arranjo de espaços verdes, a pintura de muros, a reabilitação da vedação e a instalação de iluminação). De realçar que manteve-se a traça original do edifício da antigamente denominada Escola Primária do Monte Redondo de forma a preservar a memória histórica desse espaço educativo.

Para o remodelado Centro Educativo do Monte Redondo, que tem capacidade para 73 crianças e proporciona agora uma oferta educativa e um apoio social de melhor qualidade, foi ainda garantida a aquisição de novo mobiliário, material didáctico e equipamento informático.

A ampliação e requalificação desse estabelecimento de ensino custou, à Câmara Municipal, 572 mil euros.

Publicado: 22.04.2013 - 18:27 horas