Moinhos – Formar para Inovar

01.04.2022

Fotografia projeto

O projeto “Moinhos – Formar para Inovar”, cofinanciado pelo programa Erasmus+, nasceu em 2014, com a constituição de um consórcio entre a Câmara Municipal de Torres Vedras e seis escolas do concelho: Agrupamento de Escolas Henriques Nogueira, Agrupamento de Escolas Madeira Torres, Escola Agrícola Fernando Barros Leal, Escola de Serviços e Comércio do Oeste, Externato de Penafirme e SEMINFOR.

Destinado a jovens residentes ou estudantes em Torres Vedras, o projeto aposta na sua formação profissional especializada, através da realização de estágios, durante três meses, em empresas distribuídas por nove países europeus.

O projeto conta com sete edições e a participação de cerca de 350 alunos e professores, tendo sido distinguido em 2018 com o Prémio Nacional de Boas Práticas, atribuído pela Agência Nacional Erasmus+.

Nesta edição da [Torres Vedras], fique a conhecer a experiência de cinco cidadãos envolvidos no “Moinhos – Formar para Inovar”.

Maia Mendes | Participante do projeto em 2019

“Participei no projeto ‘Moinhos’ em Cork, na Irlanda. Esta experiência foi fantástica! O facto de fazer um estágio no estrangeiro teve um grande impacto na minha vida, pois fez-me crescer e aprender mais sobre mim mesma. Durante o tempo fora de Portugal, acabei por me aperceber de que queria continuar os meus estudos no estrangeiro, nomeadamente no Reino Unido, onde me encontro neste momento a terminar o curso de Film Production, na Universidade de Sunderland."

Marta Matias | Participante do projeto em 2021

“Tive a incrível oportunidade de fazer um estágio de três meses em Viena de Áustria. Estive a estagiar numa organização desportiva, trabalhando com crianças. Ao princípio foi um desafio comunicar, mas acabei por conseguir desenvolver bastante o inglês e aprender alemão. Adorei a experiência de contactar com novas culturas e pessoas, conhecendo uma cozinha diferente da nossa. Aprendi a ser uma pessoa mais independente, tendo esta experiência aberto muitas portas no mundo do trabalho.”

Ana Teresa Baptista | Professora responsável pelo projeto na Escola de Serviços e Comércio do Oeste (ESCO)

“Para a ESCO, possibilitar aos jovens a realização de atividades de mobilidade internacional representa, claramente, uma oportunidade de crescimento e de identificação de oportunidades para projetos colaborativos nesta aldeia global em que vivemos. O contacto com outras realidades europeias tem permitido aos nossos alunos desenvolverem capacidades pessoais e profissionais e reforçar a sua autonomia, a importância do domínio de outra língua, e, sobretudo, o respeito pela inclusão e diversidade.”

Rita Miguel Costa | Professora responsável pelo projeto no Agrupamento de Escolas Henriques Nogueira (AEHN)

“A participação no projeto pelos alunos dos cursos profissionais do AEHN tem permitido novas oportunidades de aquisição de conhecimentos e competências em contexto de trabalho, promovendo não apenas o aumento dos seus conhecimentos técnico- -científicos, mas também do desempenho prático, chegando estes jovens a aceitar as ofertas de emprego propostas pelas empresas onde realizaram as suas mobilidades.”

Joana Galvão | Técnica superior da Câmara Municipal De Torres Vedras

“A aposta do Município em projetos de mobilidade juvenil para fins de aprendizagem é movida, acima de tudo, pelo aumento da empregabilidade dos jovens formados no nosso território, permitindo-lhes traçar planos de vida concretos e sustentáveis, ao saírem da sua zona de conforto. O fomento de oportunidades de intercâmbios e fluxos profissionais, culturais, sociais e de cidadãos aumenta o seu interesse por projetos internacionais e de aprendizagem ao longo da vida, favorecendo a pertença de todos os envolvidos à Europa.”

Última atualização: 18.05.2022 - 12:27 horas