Mexa-se para a Vida! Resultados de Estudo Realizado

12.03.2014

Encontro Final do Programa de Desporto Sénior de Torres Vedras 2013

O Programa de Desporto Sénior da Câmara Municipal de Torres Vedras – Mexa-se para a Vida! – foi alvo de estudo científico, pelo segundo ano consecutivo, por parte da Escola Superior de Desporto de Rio Maior, do Instituto Politécnico de Santarém.
Mexa-se para a Vida! é um programa que decorre no Concelho de Torres Vedras há já 9 anos e abrange cerca de 1700 seniores, com mais de 55 anos, distribuídos por 70 núcleos dispersos por todas as freguesias. A prática de atividade física pelos seniores é bissemanal e orientada por 10 professores de Educação Física.

O estudo científico contou com a participação da Autarquia de Torres Vedras, em colaboração com o Centro Interdisciplinar de Estudo da Performance Humana (CIPER) e com o Laboratório de Biomecânica da Faculdade de Motricidade Humana, que avaliaram um grupo representativo de seniores integrados no programa.

A avaliação foi realizada tendo em conta a auto-perceção do estado de saúde e ingestão de medicamentos, a prevalência de quedas e medo e cair, bem como a dimensão funcional, isto é, uma avaliação relativamente ao equilíbrio (estático e dinâmico), força e mobilidade dos membros inferiores e aptidão aeróbica.

A análise dos dados recolhidos permitiu concluir que o programa de exercício aplicado parece ser eficaz na melhoria dos fatores de condição física relacionado com a prevenção de riscos de quedas, e que os seniores têm baixo nível de atividade vigorosa diária, permanecendo muito tempo sentados. Os valores do Índice de Massa Corporal (IMC) apresentam melhorias quando comparados com os valores do primeiro ano da aplicação do Programa, sendo que, nessa altura, cerca de 75% dos participantes tinha o valor de IMC superior a 25, enquanto atualmente apenas 44% se encontra nas categorias mais elevadas.

Neste sentido, recomenda-se que os indivíduos sem limitações clínicas exerçam atividades diárias de forma a reduzir os períodos de inatividade no dia-a-dia e combater o estilo de vida sedentário. É também necessário manter-se a manutenção das estratégias de educação alimentar que, dado a significativa redução do IMC, têm sido eficientes.

Na sua generalidade, o Programa Mexa-se para a vida! apresenta resultados positivos, contribuindo de forma preponderante para a saúde e bem-estar da população sénior do Concelho de Torres Vedras.

Última atualização: 17.04.2014 - 16:07 horas