Mais de 3 mil pessoas participaram no "Laboratório de Paleontologia de Verão"

15.09.2017

Mais de 3 mil participantes passaram pelo "Laboratório de Paleontologia de Verão: Espaço dos Dinossauros", entre crianças, famílias e outros interessados, que foi desenvolvido pela Sociedade de História Natural (SHN), entre 1 de julho e 15 de setembro, no Parque Municipal de Jogos de Santa Cruz.

Esta iniciativa decorreu como uma antecipação do 20.º aniversário desta instituição sem fins lucrativos sediada em Torres Vedras e teve como objetivo abrir ao público um laboratório de paleontologia cujo mote foi não só a divulgação do trabalho efetuado pela SHN, mas também uma interação por parte da população torriense e veraneantes com o património paleontológico do concelho num contexto da rotina de trabalho em laboratório.

Os participantes puderam assistir e participar na preparação (limpeza do sedimento) de ossos de dinossauros e outro animais que viveram no Jurássico de Torres Vedras.

Por outro lado, o programa da iniciativa compreendeu um conjunto de atividades pedagógicas destinadas a crianças de atividades de tempos livres de Verão das juntas de freguesia e outras instituições. Em destaque neste particular esteve a cooperação entre a SHN e o serviço educativo “Quero ser Cientista” da Câmara Municipal, no qual se desenvolveram várias oficinas sobre paleontologia destinadas a crianças e famílias, como por exemplo “Réplicas de Ossos: quero fazer”. O elevado interesse nas atividades pedagógicas levou à duplicação das datas previstas inicialmente, sempre com inscrições esgotadas.

O "Laboratório de Verão: Espaço dos Dinossauros" foi uma das muitas iniciativas integradas no programa Onda de Verão, promovido pelo Município.

Paralelamente, estiveram abertas inscrições para voluntariado nacional e internacional naquele espaço, onde os interessados puderam de forma mais prolongada participar nas atividades de preparação de fósseis. Assim, houve a participação de voluntários de Portugal, Polónia, Holanda, Inglaterra e Brasil.

A Sociedade de História Natural considera que “este projeto teve um enorme sucesso, não só pelo numero de pessoas envolvidas, mas também pelo enorme interesse demonstrado. Chegámos a todas as faixas etárias e com enorme prazer vimos pessoas que visitavam o espaço várias vezes. O envolvimento tanto da população residente como dos veraneantes de fora do concelho, foi maravilhoso! Sem dúvida que pretendemos dar continuidade a esta iniciativa para o próximo ano, bem como outras atividades paralelas, que serão desenvolvidas no âmbito das comemorações do nosso 20º aniversário”.

O "Laboratório de Paleontologia de Verão: Espaço dos Dinossauros" esteve instalado no antigo bar existente no Parque Municipal de Jogos de Santa Cruz, o que decorreu de um protocolo de comodato assinado entre a Sociedade de História Natural e a Câmara Municipal.

Última atualização: 18.02.2019 - 15:48 horas