Maior evento de sustentabilidade nacional veio a Torres Vedras

31.03.2017

O GreenFest veio a Torres Vedras na primeira vez que saiu do seu habitat natural: o Centro de Congressos do Estoril.

Durante três dias o Parque Regional de Exposições acolheu este evento que se constitui como o maior festival de sustentabilidade realizado em Portugal e que completa em 2017 dez anos de existência. Uma aposta de sucesso…

Organizada em conjunto com a Câmara Municipal, esta edição do GreenFest foi dedicada aos 17 objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e ao papel decisivo do cidadão na sua concretização. A organização reconheceu, de resto, no evento, o esforço notável que o Município tem vindo a realizar na promoção e desenvolvimento da sustentabilidade nos seus três pilares - ambiental, económico e social -, além do empenho manifestado em cumprir as metas das Nações Unidas.

Mais de 80 parceiros – como empresas, outros municípios portugueses e cidades europeias, organizações não governamentais, escolas e cidadãos - juntaram-se neste certame ao objetivo de sensibilizar em relação à sustentabilidade e mostrar o que de melhor se faz nessa área.

Para além dos espaços de entidades presentes, um vasto programa de atividades foi proporcionado por este evento que se assume como uma mesa redonda de partilha de práticas de referência na área da sustentabilidade.

De salientar destas, a conferência “Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 e o Papel das Cidades", a conferência da Rede de Cidades European Green Leaf sobre “Sustainable Food/Urban Organic Agriculture”, o 1.º Encontro Europeu de Embaixadores Green Destinations e a entrega dos galardões de Eco-freguesias.

Refira-se a este propósito que no decorrer do evento o presidente da Câmara Municipal atribuiu a Medalha da Cidade a Albert Salman, diretor dos Green Destinations, a José Archer, presidente da Associação Bandeira Azul da Europa, e a Pedro Norton de Matos, mentor do GreenFest.

Cerca de 7 mil pessoas visitaram esta edição do GreenFest, que decorreu entre os dias 24 e 26 de março, incluindo 1200 alunos de 28 escolas dos concelhos de Torres Vedras, Mafra, Sintra, Oeiras, Caldas da Rainha, Alcobaça e Figueira da Foz, que tiveram acesso a mais de 170 ações como conferências, workshops, exposições, rastreios de saúde, aulas de ioga ou jogos didáticos. Outras atividades como showcookings de alimentação saudável, massagens terapêuticas e atividades desportivas também foram proporcionadas, nomeadamente a famílias.

Mais informação sobre o evento, que terá a sua décima edição de 28 de setembro a 1 de outubro no Centro de Congressos do Estoril, pode ser consultada no respetivo site

Última atualização: 12.03.2019 - 12:41 horas