“Magia” das estátuas vivas passou de novo por Santa Cruz

05.09.2022

Imagem dos autores dos trabalhos distinguidos

A criatividade e originalidade das estátuas vivas voltaram a trazer milhares de pessoas à zona central de Santa Cruz, em mais uma edição do concurso Static.

A 15.ª edição deste evento organizado pela Câmara Municipal decorreu durante a passada semana, tendo, no âmbito da iniciativa, entre os dias 29 de agosto e 2 de setembro, à noite, sido apresentados, na rua José Pedro Lopes, 58 trabalhos, por, ao todo, 23 artistas. As 10 melhores criações foram apuradas para a final, que se realizou na noite do dia 3 de setembro, no Largo Jaime Batista da Costa.

Na ocasião, 2.149 pessoas votaram nas performances que mais lhes agradaram, tendo, nessa sequência, sido atribuído o prémio do público, o qual coube a Romance de António e Cleópatra (da autoria de Carlos Manuel Ferreira e Andreia Carina Silva). O júri da iniciativa fez a mesma avaliação do público, atribuindo o respetivo prémio também ao referido trabalho. As performances Espelho meu, Espelho meu… (da autoria de Sandra Marisa Gomes e Andreia Gabriel), Monges Budistas (da autoria de Cátia Andreia Ferreira e Vítor Hugo Almeida) e A não ser que nos esqueçamos (da autoria de Sandra Marisa Bernardo e Elisabeth Nóbrega) foram também distinguidas pelo júri da iniciativa, com a atribuição de menções honrosas. Execução plástica, originalidade, imobilidade e efeito foram os critérios levados em linha de conta na avaliação efetuada pelo júri da 15.ª edição do Static - Festival de Estátuas Vivas (o qual foi constituído por Ana Umbelino, Bruno Ferreira, António Bártolo e Ana Luísa Sousa Dias).

De referir ainda que também no âmbito da iniciativa teve lugar na tarde do dia 3 de setembro, na Pousada da Juventude de Santa Cruz, uma oficina de estátuas vivas destinada a crianças e jovens, orientada por Carlos Ferreira, tendo os trabalhos elaborados no decorrer dessa oficina sido igualmente apresentados no Largo Jaime Batista da Costa, ao final da tarde do dia em que a mesma se realizou.

Última atualização: 07.09.2022 - 17:44 horas