Macau veio de novo a Torres Vedras

25.07.2018

Macau visitou mais uma vez Torres Vedras.

Tal aconteceu ontem, dia 24 de julho, com a inauguração ao final da tarde da exposição de fotografia O Lugar onde o Património Mundial Brilha - Exposição Fotográfica do Centro Histórico de Macau e Paisagem Pitoresca, da autoria de Chan Hin Io, na Paços – Galeria Municipal, a que se seguiu à noite um concerto com a orquestra Cheong Hong.

Na inauguração da exposição a vereadora da Área da Cultura da Câmara Municipal explicou que o local onde a mesma está patente teve ao longo da História múltiplas utilizações, sendo um espaço de encontro, liberdade e futuro. Após efetuar uma apresentação da programação e atividade da Paços, Ana Umbelino referiu que a exposição que estava a ser inaugurada consubstancia o papel da arte no diálogo intercultural, a qual é capaz de transformar fronteiras em pontes culturais, sendo Torres Vedras um território de contactos interculturais, tendência que deverá prosseguir no futuro.

Na mesma ocasião, Rosemary Lamas, representante do Turismo de Macau em Portugal, explicou que a exposição de Chan Hin Io está em itinerância pelo país, realçando que as fotos da mesma abordam a ligação secular entre Portugal e Macau, tendo deixado no final da sua intervenção o convite para uma visita a este território oriental.

À noite, o contacto intercultural entre Portugal e a China continuou a ser patenteado, por meio da música, com a interpretação de temas portugueses com orquestração para instrumentos chineses pela orquestra Cheong Hong, que apresentou ainda temas de música tradicional chinesa, de bandas sonoras de séries televisivas e peças orquestrais com interpretes solistas convidados.

De referir que esta é a terceira “visita” de Macau a Torres Vedras realizada nos últimos anos, depois de atividades semelhantes realizadas em 2014 e 2016 que também incluíram a inauguração de uma exposição e um concerto.

O Lugar onde o Património Mundial Brilha - Exposição Fotográfica do Centro Histórico de Macau e Paisagem Pitoresca pode ser observada na Galeria Municipal até 9 de setembro. Trata-se de uma mostra que revela a beleza e a vitalidade do património cultural de Macau, bem como o charme desta cidade sob diferentes perspetivas. As obras fotográficas desta exposição oferecem uma nova perspetiva sobre locais deste território chinês que foi parte do território nacional durante vários séculos, incluindo fotografias captadas a elevada altitude e a longa distância, tiradas de diferentes ângulos e a diferentes horas do dia, que levam os observadores a experimentar as diferentes perspetivas de Chan Hin Io sobre o centro histórico de Macau, e a ter uma perceção das vicissitudes por que o mesmo passou dez anos após a sua inscrição como Património Mundial.

Última atualização: 27.07.2018 - 14:28 horas