Torres Vedras

Lançamento de livro sobre Henriques Nogueira

14.11.2005

O Salão Nobre do Edifício dos Paços do Concelho foi palco, no Feriado Municipal, do lançamento do livro "As Ideias Sociais e Políticas de José Félix Henriques Nogueira", da autoria de Vítor Neto.
Segundo refere este investigador, no Prefácio da obra, "o imaginário do autor de Torres Vedras, traduzido na concepção de uma nova sociedade pautada pela harmonia, pela paz, pela fraternidade e pela felicidade, alimentou-se nas fontes transpirenaicas e mergulhou também as suas raízes no húmus da realidade nacional (...). As aldeias dispersas pelo país, os pobres municípios que a custo iam subsistindo, o campesinato que povoava o meio rural e o operariado que, entre nós, ia havendo, foram objecto de estudo de um jovem que, assumindo desde cedo a ideia de Pátria, jamais deixou de sonhar com a verdadeira independência do seu país e com a sua integração digna numa Europa mais fraterna e mais pacífica".
Recorde-se que José Félix Henriques Nogueira nasceu a 15 de Janeiro de 1825, na Buligueira. Foi jornalista, escritor e político, tendo sido considerado uma das "personagens-chave" dos meados do século XIX, pelo seu pensamento e doutrina política. Republicano e defensor de um socialismo inspirado em pensadores como Fourier ou Louis Blanc, teorizou um associativismo que levaria ao cooperativismo e à criação de uma federação dos povos peninsulares, com base nos municípios. Faleceu com 33 anos, no dia 23 de Janeiro de 1858.
 
         

Última atualização: 21.11.2016 - 12:59 horas
voltar ao topo ↑