"Jogo do Município" refletiu sobre a temática dos preconceitos

08.06.2016

A Câmara Municipal proporcionou mais uma vez a alunos do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário e profissional do concelho uma experiência no âmbito da política e da cidadania por meio da realização do Jogo do Município.

Esta iniciativa desenvolve-se ao longo do ano letivo em cada estabelecimento de ensino participante, seguindo uma estrutura que consiste numa simulação de um processo eleitoral: iniciou com a constituição de listas de alunos que apresentaram as suas propostas subordinadas à temática geral “Estereótipo e Preconceito: Reflexão e Ação!”, as quais foram votadas após a realização de uma campanha eleitoral; a partir dessas listas foi criada, de forma proporcional aos resultados da votação, uma assembleia escolar, onde foram debatidas as propostas escrutinadas; na ocasião foi elaborada uma proposta única que foi apresentada, posteriormente, na Assembleia Final do Jogo do Município que se realizou no dia 6 de junho, no Edifício dos Paços do Concelho.

Nesta Assembleia Final, inaugurada pela vereadora Ana Umbelino, os três grupos finalistas tiveram a oportunidade de defender as suas propostas operativas para algumas problemáticas subordinadas a temas de desigualdade, discriminação e exclusão social. Promoveu-se assim, o debate ideológico e transmitiu-se a noção de que cabe ao cidadão, e não só ao Estado, a procura de soluções para as diversas problemáticas políticas com que nos deparamos habitualmente.

A agenda de trabalhos foi constituída pelos seguintes pontos:

1.º - Proposta da Escola Profissional Agrícola Fernando Barros Leal, sob o tema “Atitudes discriminatórias face à obesidade”;

2.º - Proposta do CENFIM (Centro de Formação da Indústria Metalúrgica e Metalomecânica), sob o tema “Estereótipo e preconceito: reflexão e ação!”;

3.º - Proposta da Escola Básica de S. Gonçalo, sob o tema “A discriminação social: a Europa e os Refugiados”.

Após a defesa destes três projetos, os 30 jovens presentes nesta Assembleia Final com direito a voto, procederam a uma votação, que teve como resultado:

- 1.º lugar: CENFIM;

- 2.º lugar ex-aequo: Escola Básica de S. Gonçalo e Escola Profissional Agrícola Fernando Barros Leal.

No final das apresentações, Marta Geraldes foi desafiada a dar o seu testemunho enquanto ex-participante em três edições do Jogo do Município, referindo que a sua participação nesta iniciativa a preparou política e socialmente para a vida, incutindo-lhe a importância de uma prática ativa de cidadania. A jovem integra o Conselho Municipal de Juventude enquanto deputada do Partido Social Democrata na Assembleia Municipal.

De referir que, como prémio final pela participação nesta iniciativa, os jovens finalistas terão a oportunidade de participar numa visita ao Parlamento Europeu, em setembro deste ano.

Última atualização: 31.10.2019 - 13:49 horas